Estudo dos estados limites de serviço em lajes pré-moldadas de concreto com vigotas tipo trilho
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Data
2019-11-29Autor
Walter, Fábio Adriano Soares
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Este estudo tem como objetivo verificar os limites impostos pelos estados limites de serviço de vibração
excessiva e deformação excessiva, definidos na norma ABNT NBR 6118 (2014) para lajes prémoldadas
de concreto com vigotas tipo trilho, armadas e protendidas, com a finalidade de definir o
máximo vão aplicável para uma laje considerando uma tipologia construtiva pré-definida. A análise foi
realizada utilizando modelos computacionais tridimensionais via Método dos Elementos Finitos com
auxílio do software SAP2000 V18. Foram testadas duas tipologias construtivas com vigotas tipo trilho,
armadas ou protendidas, com altura de 8 cm e espaçamento entre vigotas de 30 cm. Duas espessuras
de capa de compressão de concreto foram testadas, 4 e 5 cm. O concreto utilizado é de classe C25 e
as demais propriedades foram definidas segundo a ABNT NBR 6118 (2014). A carga de uso adotada
foi de 1,5 kN/m². Para as vigotas armadas considerou-se uma redução de 70% na rigidez para levar
em conta a fissuração, já as vigotas protendidas foram consideradas com a rigidez integral, livre de
fissuras. Para diferentes relações entre os vãos de lajes foram calculados o máximo comprimento
utilizável para a tipologia testada a partir dos estados limites de vibrações e flechas excessivas.
Segundo o estado de limite de vibração excessiva é possível utilizar para vigotas tipo trilho vãos de até
4,5 metros, tanto para capa de 4 ou 5 cm, acima deste comprimento de laje a frequência natural fica
abaixo de 4,8 Hz, que é a frequência crítica de vibração para este caso. Para vigotas protendidas é
possível utilizar vãos de 5,5 metros para a mesa de compressão de 4 cm e de 6 metros para capa de
5 cm. Apesar destas estruturas passarem no teste de vibração, o que define o vão aceitável é a sua
flecha diferida. É possível chegar a vãos de 2 e 3 metros para mesa de compressão de 4 e 5 cm,
respectivamente
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- TCC Engenharia Civil [249]
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