Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por departamento "Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 93
-
Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-23)A Educação Financeira Escolar é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com o objetivo de convidar o aluno a refletir a partir de um pensamento matemático e multidisciplinar sobre ... -
A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
(2017-08-17)Essa dissertação consiste da pesquisa de mestrado com o intuito de encontrar no cotidiano de sala de aula, possíveis indícios das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais ... -
Representações semióticas mobilizadas no estudo da área do círculo no ensino fundamental
(2017-10-04)Esta pesquisa objetiva analisar os registros de representação semiótica e as apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória mobilizadas por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental no estudo da área do círculo. ... -
Uma análise da contribuição do GeoGebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes
(2017-08-31)Este trabalho partiu do objetivo em investigar e verificar o quanto applets produzidos com o software GeoGebra podem contribuir para tornar o cálculo de área e volume, das principais figuras estudadas durante a Educação ... -
Dinamismo e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos
(2019-01-10)Esta dissertação tem por objetivo analisar como os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático às escolas municipais urbanas do município de São Borja/RS incluem as tecnologias ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem na matemática: um olhar de professores do Rio Grande do Sul a partir de uma oficina pedagógica
(2022-02-18)A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar como se desenvolve a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de conteúdos de Matemática com professores de diferentes ... -
Avanços e obstáculos na integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino médio remoto e híbrido de física
(2023-09-22)As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm ampliando sua presença nos processos de ensino e aprendizagem nos diversos contextos e modalidades da educação, assim como, transformando o espaço da sala de aula e o ... -
Ensino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais?
(2023-05-19)Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que criar meios para dar continuidade ... -
Mobilizações de registros de representação semiótica no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra
(2017-10-27)Esta pesquisa procurou responder a seguinte questão: “Como os registros de representação semiótica são mobilizados na abordagem de trigonometria no triângulo retângulo com o auxilio do software GeoGebra, a partir de uma ... -
O ciclo investigativo na promoção do letramento estatístico: um estudo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental
(2024-06-18)O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar indícios de Letramento Estatístico em estudantes a partir de propostas didáticas fundamentadas no Ciclo Investigativo. Visando alcançar o objetivo proposto, foi ... -
Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
(2016-08-24)Esta pesquisa teve como objetivo averiguar os subsunçores sobre conceitos de variação existentes em alunos ingressantes no curso de Matemática, bem como propor alternativas que possibilitassem uma aprendizagem significativa ... -
Teoria das situações didáticas: uma proposta para o ensino da função quadrática em suas formas canônica e fatorada
(2022-02-24)Considerando os estudos analisados ao longo do desenvolvimento da revisão bibliográfica deste trabalho, envolvendo a solução de equações do segundo grau, sendo estas associadas à busca das raízes de funções quadráticas ... -
O role-playing game no ensino de ciências/física: potencialidades para a educação CTS
(2022-08-16)O Ensino de Ciências/Física tem passado por algumas dificuldades. Autores apontam que tais dificuldades estão relacionadas, entre outros motivos, à fragmentação do conhecimento, à desmotivação dos estudantes no que diz ... -
Uma proposta de ensino de Mecânica Ondulatória e Acústica na formação universitária empregando TIC
(2018-02-26)Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma turma do sexto semestre do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria, RS, composta por 29 alunos com uma média de idade de 25 anos. Neste ... -
Reflexões sobre uma formação inicial de professores que ensinam matemática discutindo o conceito de ângulo
(2019-01-10)Este trabalho apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa ... -
Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica
(2019-07-09)Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de Eletrodinâmica. ... -
Perspectivas teóricas e funções pedagógicas da história da matemática na série história da matemática para o ensino
(2017-09-25)Este trabalho faz parte de uma região de inquérito intitulada História na Educação Matemática, que toma como objeto de pesquisa os diferentes tipos de participação da História nos diversos níveis de ensino e, por esse ... -
Vestígios da matemática no curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
(2022-06-13)O objetivo desta pesquisa é apresentar reflexões sobre o ensino de matemática na trajetória do curso de formação de professores do IEEOB. Por meio de abordagem qualitativa que segue uma perspectiva histórica, a dissertação ... -
Progressões geométricas através da resolução de problemas: contribuições ao licenciando em matemática
(2020-08-14)Esta dissertação apresenta uma investigação, na forma de um estudo de caso, realizado no segundo semestre de 2019, sobre o ensino da Progressão Geométrica (PG) utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de ... -
Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
(2017-08-30)A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um ...