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dc.contributor.advisorBaroni, Magnos
dc.contributor.advisorPascoal, Paula Taiane
dc.creatorGracioli, Thalita Damm
dc.date.accessioned2022-02-21T12:36:20Z
dc.date.available2022-02-21T12:36:20Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23693
dc.description.abstractFreight transportation via highways is widely used in Brazil. However, the changes occurring in the field of paving have been significant. In view of this, the design by mechanistic-empirical methodologies becomes increasingly present in the national context, with the creation of the National Pavement Design Method (MeDiNa), with more accurate analyses not only of the materials used, but also of the stresses and strains developed in the pavement. As a result of this, this work demonstrates the design and evaluation of pavements, both with the DNER method and the MeDiNa method, in order to compare the structures, designed for different traffic flows and using different materials for the pavement sub-base layers, as well as different compaction energies for the subgrade, and variation of asphalt coatings, always maintaining the same granular base. The objective of this research is to analyze the pavement materials, with regard to quality and cost, in relation to the number of cycles, aiming at a budgetary and technical comparison of the methods and materials used in the long term. It was possible to investigate the behavior of the subgrade in relation to the compaction energy and to see that it influences the pavement as a whole. Furthermore, for the subgrade with the exchange of materials, it is possible to see that a good quality soil can have superior characteristics to granular subgrades, and its use brings lower costs to the structure. Finally, it was possible to verify that the MeDiNa method, if compared to DNER, brings pavement that tend to be more efficient. The pavements maintain the design life, i.e., they do not fail by fatigue and rutting within the design period, and they also have lower cost if compared to the km cost by pavement requests. Such savings occur because the method provides greater ease of comparison and replacement of pavement materials and layers, which optimizes the designer's work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectDNITpor
dc.subjectOrçamentopor
dc.subjectCamadas estruturaispor
dc.subjectStructural layerseng
dc.subjectBudgeteng
dc.subjectPavingeng
dc.titleDimensionamento de diferentes estruturas de pavimentos submetidas a quatro solicitações de tráfego: análise pelos métodos do DNER E MeDiNa, considerando o desempenho e os custos por solicitaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO transporte de carga por meio das rodovias é muito utilizado no Brasil. No entanto, as mudanças ocorrentes no campo da pavimentação vêm sendo significativas. Diante disso, o dimensionamento por metodologias mecanísticas-empíricas torna-se cada vez mais presente no âmbito nacional, com a criação do Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MeDiNa), com análises mais apuradas não só dos materiais utilizados, mas também das tensões e deformações, desenvolvidas no pavimento. Em decorrência disto, este trabalho demonstra o dimensionamento e avaliação de pavimentos, tanto com o método do DNER quanto com o método MeDiNa, a fim de comparar as estruturas, dimensionadas para diferentes tráfegos e utilizando diversos materiais para as camadas de sub-base do pavimento, além de distintas energias de compactação para o subleito, e variação dos revestimentos asfálticos, mantendo sempre a mesma base granular. O objetivo da presente pesquisa é analisar os materiais do pavimento, quanto à qualidade e o custo, em relação ao número de ciclos, visando a comparação orçamentária e técnica dos métodos e materiais utilizados a longo prazo. Foi possível averiguar o comportamento do subleito frente à energia de compactação e constatar que a mesma influencia no pavimento como um todo, ademais, para a sub-base com a troca dos materiais, é possível perceber que um solo de boa qualidade pode ter características superiores a sub-bases granulares, e sua utilização traz menores custos à estrutura. Por fim, foi possível verificar que o método MeDiNa, se comparado ao DNER, traz pavimentos que tendem a ser mais eficientes. Mantendo a vida útil projetada, não falhando por fadiga e ATR dentro do período de projeto, além de possuir menor custo se comparados o custo do km por solicitações dos pavimentos. Tal economia acontece devido ao método proporcionar maior facilidade de comparação e substituição de materiais e camadas do pavimento, o que otimiza o trabalho do projetista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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