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dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorSantos, Douglas dos
dc.date.accessioned2022-02-21T12:42:42Z
dc.date.available2022-02-21T12:42:42Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationSANTOS, D. dos Um diagnóstico do ensino remoto no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) em 2021. 2022. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23697
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe 2020 school year in Brazil had as a peculiarity, the Covid-19, the forced “a displacement” from compulsory basic education to an “adapted modality” to remote teaching that sought to maintain the studies of these students. Thus, in 2021, Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) carried out all the estimates in the quarter in a virtual way, with the 2nd quarter in a “hybrid” evaluative format (online and in person). However, the adolescent's reflexivity and the different dynamics between online and face-to-face estimates, with an emphasis on memorization aspects, can produce different effects on learning. In this scenario, the present work aims to understand the impacts of different evaluative approaches on high school students. With the study of a 2021 academic year at the CMSM, given the “dilemma” of perception of the future time of the teenager, it starts from the theoretical contribution of critical realism, understanding the teenager in the Henri Wallon’s psychogenetic perspective and adopting the Danilo Martucelli’s concept of test. This paper introduces considerations about exams kind of present and remote, at the CMSM High School, concluding about the phenomenon of reflexivity with the tests.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectCMSMpor
dc.subjectProvapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectTesteng
dc.subjectMemorypor
dc.titleUm diagnóstico do ensino remoto no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) em 2021por
dc.title.alternativeA diagnosis of remote teaching at Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) in 2021eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO ano letivo de 2020 no Brasil teve como peculiaridade, fruto da Covid-19, o “deslocamento” forçado do ensino básico obrigatório para uma “modalidade adaptada” ao ensino remoto que buscasse a manutenção dos estudos desses alunos. Assim, em 2021, o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) realizou todas as avaliações no 1º trimestre de forma virtual, com o 2º trimestre num formato avaliativo “híbrido” (on-line e presencial). Entretanto, a reflexividade do adolescente e a dinâmica diferenciada entre avaliações online e presencial, com ênfase nos aspectos da memorização, podem produzir efeitos diversos na aprendizagem. Neste cenário, o presente trabalho visa compreender os impactos das diferentes abordagens avaliativas nos discentes do ensino médio. Com o estudo de caso do ano letivo de 2021 no CMSM, ante o “dilema” de percepção de tempo futuro do adolescente, parte-se do aporte teórico do realismo crítico, entendendo o adolescente na perspectiva psicogenética de Henri Wallon e adotando o conceito de prova em Danilo Martucelli. Apresenta considerações do desempenho entre as avaliações presencias e remotas, dos alunos no Ensino Médio do CMSM, concluindo acerca do fenômeno da reflexividade ante as provas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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