Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorKehler, Gabriel dos Santos
dc.date.accessioned2016-11-16T12:53:40Z
dc.date.available2016-11-16T12:53:40Z
dc.date.issued2012-08-06
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2373
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis monographic study is a research related to the Specialization in Educational Management Course- Lato Sensu of the Center on Education, Federal University of Santa Maria – UFSM/RS. It is a result of an investigative work aobout Institutional Educational Project of Federal Institute Farroupilha in Rio Grande do Sul, Brazil. This study focuses on categorical throughout management concepts. From this perspective, the research was theoretical and methodological study based on dialetic understood as a critical way to analyse phenomena according to historical materialism. As a procedure, it was realized a documental analysis, based on Bardin (2011), concerning to the dialectical thought. To organize it, the research presented many conceptions, often fragmented and isolated from each other, showing an average of seven semi-categorical variables on management. It was found, just three categorical evidences: management/ participative management/ democratic education, on relation to another. In this process, this bibliographic study, considering the principles of management, as well as resulting in this monograph, proposes to establish a relation among others studies related to the theme and between the two programs of post-graduation: lato sensu, stricto sensu, aimed at building an institutional and personal projects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEducação tecnológicapor
dc.titleGestão e projeto pedagógico: o contexto de expansão do Instituto Federal Farroupilha/RSpor
dc.title.alternativeManagement and educational project: the context of expansion of Federal Institute Farroupilha/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo monográfico da Especialização em Gestão Educacional - Lato Sensu do Centro em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS, constitui-se como resultado investigativo do Projeto Pedagógico Institucional – PPI previsto no PDI Plano de Desenvolvimento do Instituto Federal Farroupilha/RS, acerca de evidenciações categoriais sobre gestão. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico e metodológico um estudo dialético, compreendida como possibilidade crítica de analisar fenômenos, com base no Materialismo Histórico. Como procedimento, efetivou-se uma análise documental. Na operacionalização e na sistematização dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011), em consonância com a compreensão dialética. Ao sistematizá-la, constatou-se vastas concepções, muitas vezes desarticuladas e fragmentadas, em média sete variáveis semicategóricas sobre gestão. Foram encontradas apenas três com evidenciações categóricas próprias, sendo o tripé “administração gestão participativa/democrática e educação”, que acabam imbricando, em partes, as demais. E, nesse processo, a investigação, de cunho bibliográfico teve como proposição maior, considerando os princípios de gestão, além de resultar na monografia, propor imbricamento entre as produções e elaborações teóricas entre os Programas Lato Sensu e Stricto Sensu, com intencionalidades nítidas de um projeto de vida e institucional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples