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dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorBaptistella, Estefani
dc.date.accessioned2022-03-14T11:32:56Z
dc.date.available2022-03-14T11:32:56Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23775
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis monograph from the Specialization Course in Educational Management of the Graduate Program in Public Policy and Educational Management (PPPG) of the Federal University of Santa Maria (UFSM), addresses the theme of school management of municipal schools of Full-Time of Santa Maria/RS. Its general objective is to analyze the school management of the management team of Full-Time municipal schools in Santa Maria/RS. It is based on a qualitative research approach, of the multiple case study type, carried out in two municipal Full-Time schools in Santa Maria/RS, based on interviews with the management team as a way of building the data. For data analysis, content analysis was used. The theoretical framework is organized based on authors as: Arroyo (2012), Chrispino (2016), Moll and Leclerc (2012), Luck (2007, 2008), Libâneo, Oliveira, Toschi (2010). The results of the research refer to the possibility of highlighting that Integral Education in the municipal schools of Santa Maria/RS is still a process that is being experienced daily and built according to the needs that the schools that have already implemented Integral Education go through during the day by day of the educational context. It is concluded that the schools participating in the research are still in the process of adapting to the development of Integral Education, but it is noted that they are committed to this process, experiencing and improving each time the principles and the good progress of the integral formation of the students. They also seek to establish constant dialogue and community participation in the construction of school projects and deliberations, forging closer links and proceeding in a collective way with the necessary decisions for the school organization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectEscola de tempo integralpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducational public policieseng
dc.subjectFull-time schooleng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleDesafios da gestão em escolas de tempo integral no município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeManagement challenges in full-time schools in the county of Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aborda a temática da gestão escolar das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. Tem por objetivo geral analisar a gestão escolar da equipe gestora das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. Está fundamentada em uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, realizada em duas escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS, a partir de entrevistas com a equipe gestora, como forma de construção dos dados. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico está organizado com base em autores/as como: Arroyo (2012), Chrispino (2016), Moll e Leclerc (2012), Luck (2007, 2008), Libâneo, Oliveira, Toschi (2010). Os resultados da pesquisa referem-se na possibilidade de destacar que a Educação Integral nas escolas municipais de Santa Maria/RS ainda é um processo que está sendo vivenciado diariamente e construído conforme as necessidades em que as escolas que já implementaram a Educação Integral passam durante o dia a dia do contexto educacional. Conclui-se que as escolas participantes da pesquisa ainda estão em processo de adequações em relação ao desenvolvimento da Educação Integral, mas, nota-se que estão empenhadas nesse processo, vivenciando e aprimorando cada vez os princípios e o bom andamento da formação integral dos alunos. Também, buscam estabelecer constante diálogo e participação da comunidade na construção dos projetos e deliberações da escola, estreitando laços e prosseguindo de maneira coletiva nas decisões necessárias para a organização escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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