dc.contributor.advisor | Seidel, Álysson Raniere | |
dc.creator | Zandonatto, Flávio Tschoepke de Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T11:52:02Z | |
dc.date.available | 2022-03-14T11:52:02Z | |
dc.date.issued | 2022-02-16 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23778 | |
dc.description | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS,2022 | por |
dc.description.abstract | Due to the increase in demand for electric vehicles combined with the development of photo voltaic generation, a DC-DC converter is proposed, converting energy from a stationary battery
bank, which is powered by solar generation, to charge an electric vehicle. The proposed conver ter is a two-switch Forward, working on the IPOS configuration. Considering that, an analysis
of the operation of the converter Forward with two switches is performed, demonstrating its
operating modes, main waveforms and design of its components. In addition, this work propo ses a method of optimization for the converter modules, by analyzing the number of modules
and its components. It performs a cost analysis and gets an optimal point between efficiency,
cost, and power density. Experimental results are obtained through the usage of a prototype
containing a single module. This single module was assembled in a test bench and achieved an
efficiency of 91.6%. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conversor CC-CC | por |
dc.subject | Carregamento de baterias | por |
dc.subject | Otimização de módulos | por |
dc.subject | Veículo elétrico | por |
dc.title | Análise e projeto de conversores Forward modulares aplicados a carregadores de veículos elétricos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia Elétrica | por |
dc.description.resumo | Devido ao aumento da demanda por veículos elétricos aliado ao desenvolvimento de geração
fotovoltaica é desenvolvido um conversor CC-CC capaz de transferir energia de um banco de
baterias estacionário, alimentado pela geração solar, para carregamento de um veículo elétrico.
O conversor proposto é um Forward duas chaves, na configuração IPOS. Dessa forma é feita
a análise de funcionamento do conversor Forward duas chaves, demonstrando etapas de ope ração, metodologia de projeto do conversor e dimensionamento de seus componentes. Além
disso, este trabalho propõe um método de otimização dos módulos do conversor apresentado
através da análise do número de módulos e seus componentes, fazendo uma análise de custo e
encontrando um ponto ótimo entre eficiência, custo e densidade de potência. Resultados experi mentais são obtidos através de um protótipo de um modulo implementado em bancada e assim
se obtendo uma eficiência de 91,6%. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |