dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Saraiva, Daniela Cristina Pires | |
dc.date.accessioned | 2014-05-09T11:39:59Z | |
dc.date.available | 2014-05-09T11:39:59Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/237 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This research intends to analyze the evaluation and learning processes of Distance Education, in a Private University, located in the metropolitan area of Porto Alegre – RS. Through a brief contextualization of Distance Education and legislation on evaluation methods, we tried to place the reader into a general panorama, and using document analysis and experience reports, we measured the evaluation processes implemented in the researched Institution, and the impact of those in the pedagogic and academic management. The results are presented under the category analysis of the different evaluation processes, and their implication on its management. We observed that to meet the increasing demand of Distance Education, is indispensable to have well-articulated processes to evaluate, in a manner that students have their results in a short time. This is the main challenge presented, since to perfect the learning evaluation process we need to humanize and personalize more and more the learning itself and its evaluation methods, not making automatic processes excessively impersonal and mechanical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | A gestão da avaliação da aprendizagem na graduação em educação a distância de uma universidade privada da grande Porto Alegre (RS) | por |
dc.title.alternative | Management's evaluation of learning in graduation in distance education of a private university of great Porto Alegre (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou analisar os processos de avaliação da aprendizagem na graduação a distância (EaD), de uma Universidade Privada, localizada na Grande Porto Alegre (RS). Através de breve contextualização da EaD e da legislação vigente para a modalidade no quesito avaliação, procurou-se situar o leitor em um panorama geral e, a partir de análise documental e relato de experiência, pretendeu-se analisar os processos avaliativos implementados na Instituição pesquisada e quais seus impactos na gestão pedagógica e acadêmica. Os resultados são apresentados sob a forma de categorias de análise dos diferentes processos de avaliação utilizados e suas implicações na gestão dos mesmos. Observou-se, com os resultados, que para atender à crescente demanda pela modalidade à distância é imprescindível que se tenha processos bem articulados quanto às avaliações, de modo que os alunos tenham os resultados em pouco tempo. Esse é o maior desafio que se apresenta, visto que para aperfeiçoar o processo de avaliação da aprendizagem é necessário que se humanize e personalize cada vez a aprendizagem e seus métodos avaliativos, tornando processos automáticos excessivamente impessoais e mecânicos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |