Programa de Pós-Graduação em Educação
Coleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação
Submissões recentes
-
Marcas surdas de professores codas compartilhadas nas tramas da interculturalidade
(2023-12-14)Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença. Teve como objetivo geral da pesquisa: entender os ... -
A influência da intervenção implementada por pais sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem formativa e centrada na família
(2023-10-30)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental, em que se destacam a importância de diagnóstico e intervenções precoces. Nas últimas décadas, foi ... -
O material didático digital na mediação das interações no ambiente virtual de aprendizagem na educação superior
(2023-08-11)O Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação (GPKosmos/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dedica-se à investigação ... -
Sujeito-corpo-resistência: práticas discursivas em cenas escolares
(2023-09-01)Esta tese, desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e articulada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial ... -
Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos
(2023-09-15)A presente tese é um estudo baseado em narrativas (auto)biográficas em educação, trabalho investigativo vinculado ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais que pertence à Linha de Pesquisa ... -
Da “cor de pele” as cores de pele: a diversidade em foco nas escolas de educação infantil de Santa Maria-RS
(2023-10-16)A presente tese foi desenvolvida do curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa LP2 - “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e ... -
O (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docente
(2023-07-31)A presente de tese tem como objetivo direcionar o olhar para as possibilidades contributivas do campo da Filosofia da Educação na atual formação dos juristas docentes, em especial para uma influência que valorize os ... -
A formação do professor de educação física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais
(2023-09-01)Esta pesquisa de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, do Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
Movimentos na produção da política curricular na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular em contextos emergentes
(2023-08-29)Esta tese do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática política curricular municipal em contextos emergentes, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Para ... -
A filosofia como saber escolar no Brasil: uma história a partir dos livros escolares (1960-2018)
(2023-09-04)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seu ... -
Sobre ensino e aprendizagem de números negativos: o que apontam as pesquisas
(2023-06-23)Esta tese de doutorado é produto de uma pesquisa que foi desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa ... -
A justiça social e a comunidade escolar da EMEF Beija Flor na cidade de Toropi/RS
(2023-07-07)A tese foi desenvolvida no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces - ... -
Espaços friccionais: contato-improvisação como inspiração e locus dialógico na formação [in-comum] de professoras da educação básica
(2023-08-10)A presente pesquisa aborda o contato corporal como possibilidade de diálogo entre grupos de professoras do Ensino Básico, que ministram disciplinas diversas, e, desse modo, problematiza questões de cunho relacional e ... -
O processo de constituição do pesquisador em educação matemática: possibilidades de formação em um grupo de estudos e pesquisas
(2023-06-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O fenômeno investigado ... -
A (in)justiça social em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria/RS: o que os/as jovens dizem?
(2023-06-23)A presente tese está vinculada à linha de pesquisa políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema ... -
A voz pedagógica de professoras formadoras em música na pedagogia: narrativas (auto)biográficas
(2023-07-06)A pesquisa sobre a voz pedagógica de professoras formadoras em Música na Pedagogia apresentou-se como um tema emergente para a compreensão da ação docente e dos modos de ser e estar na docência no ensino superior. Vinculada ... -
Educação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docente
(2023-06-28)A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas ... -
Pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a lógica utilitarista do capital
(2023-03-31)Entendendo as relações de trabalho como estruturantes dos modos de vida e a sociedade organizada a partir da luta de classes, buscou-se compreender como se caracteriza o processo de acesso de pessoas com deficiência, ... -
Avaliação, identificação e encaminhamentos de estudantes com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Manaus
(2023-01-25)O presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de avaliação e encaminhamento dos estudantes com deficiência intelectual na Semed (Rede Municipal de Ensino de Manaus), a partir da ação do Complexo Municipal ... -
A produção de práticas de liberdade na escola como atividade militante do professor
(2023-04-26)A defesa da escola, sobretudo, a pública, como um espaço que pode e deve produzir sujeitos, que na relação ética consigo e com o outro, vivam de maneira mais livre, é a tese desenvolvida nesta pesquisa, no Programa de ...