Ferramenta para geração em tempo real de bordas de mapas virtuais pseudo-infinitos para jogos 3D
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Data
2009-07-29Primeiro membro da banca
d'Ornellas, Marcos Cordeiro
Segundo membro da banca
Clua, Esteban Walter Gonzalez
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O mercado de jogos para computador vem evoluindo consideravelmente ao longo
dos anos. Dentro da categoria de jogos multiplayer, exitem os jogos massively mul-
tiplayer online (MMO), que s~ao jogos online no qual uma grande quantidade de
jogadores interage uns com os outros dentro de um mundo virtual persistente. Em
jogos MMO a existência de um mundo virtual persistente é um tópico importante
para manter o jogo atrativo e divertido ao jogador. Quanto maior o mundo a ser
explorado, tecnicamente mais tempo o usuário passará jogando para conseguir explorar
o maior número possível de lugares. A solução proposta neste trabalho é
uma ferramenta capaz de gerar bordas para mundos virtuais pseudo-infinitos com
continentes, ilhas, praias, falésias e baías ao longo de sua extensão. Utilizando uma
combinação de algoritmos e métodos de gerenciamento de conteúdo, como funções
de ruído de Perlin, a ferramenta é capaz de criar praias, ilhas/arquipélagos, baías e
costas que imitam as paisagens encontradas na natureza. Além disso, a possibilidade
de parametrizar cada um desses elementos dá ao desenvolvedor um controle maior
sobre o resultado que será obtido. Dentre as inovações apresentadas, estão a criação
de um terreno virtual de vastas proporções com enfoque mais detalhado no que diz
respeito à geração da costa. Fruto de um aprofundamento nas pesquisas já realizadas
na área, o desenvolvimento da ferramenta foi focado em tratar de forma diferenciada
a criação de conteúdo para os diversos elementos existentes (como continentes,
relevo e costas). A ferramenta é capaz de gerar continentes contendo falésias, praias
e rochedos em suas extremidades.
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