Pedagogos e a construção do conhecimento sobre alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2009-03-02Autor
Budel, Marli Rosa
Primeiro membro da banca
Mello Filho, José Américo de
Segundo membro da banca
Felix, Glades Tereza
Metadata
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O presente trabalho faz uma abordagem teórica relacionando diferentes áreas
do conhecimento como a Geografia, Cartografia e Psicologia. Percebe-se nos anos
finais do Ensino Fundamental o desinteresse dos alunos com relação à disciplina de
Geografia, onde a mesma tem ampla dimensão fora da sala de aula e está presente
no dia-a-dia dos alunos. Com esse intuito o professor tem papel fundamental no
processo de construção do conhecimento por parte do aluno. Ele é o mediador entre
o aluno e os conteúdos, promovendo a interação dos mesmos. Buscando-se pela
melhor forma de diagnosticar a raiz do problema o que nos levou ao contato com
estudantes pedagogos da Universidade Federal de Santa Maria que cursam o 8º
semestre e estavam realizando seus estágios junto às escolas dos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Partiu-se de questionamentos que nos levaram aos vários
trabalhos de pesquisas de profissionais que estudam questões relacionadas à
importância da alfabetização cartográfica, considerada como noções básicas para o
aprendizado geográfico. Os dados de pesquisa foram obtidos através da aplicação
de questionários. Com isso, obtiveram-se muitas informações que permitiram uma
análise quantitativa dos resultados através de tabelas. Esses dados foram
sistematizados com a preocupação de conhecer a realidade dos estudantes
pedagogos em formação. A partir da análise percebeu-se certa deficiência por parte
dos futuros profissionais com relação ao desenvolvimento dos pré-requisitos básicos
necessários para a compreensão dos elementos do mapa. Através da avaliação das
atividades percebeu-se que apesar dos pedagogos terem uma pequena noção sobre
alfabetização cartográfica observada no programa de uma das disciplinas do curso,
ainda encontram muitas dificuldades em relacionarem-se com a prática a que estão
submetidos. Percebeu-se que as lacunas apresentadas ocorrem durante o processo
de formação e se dá em função pela falta de uma disciplina que desenvolva a
prática relacionada à teoria. Por isso, o desinteresse verificado entre os alunos dos
anos finais ocorre devido às noções sobre alfabetização cartográfica não terem sido
superadas nos anos iniciais. O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo que
no primeiro é a introdução, o segundo trata respectivamente da fundamentação
teórica (O espaço Geográfico e a Cartografia; Elementos do Mapa; A noção de
espaço construída pela criança e seu desenvolvimento); a metodologia (o tipo de
pesquisa e o curso de Pedagogia e material e método); a análise dos resultados e
as considerações finais.
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