Narrativas infantis construídas diante da pandemia da Covid-19: histórias de experiências singulares e vivências desiguais analisadas em uma perspectiva decolonial
Resumo
A pandemia da COVID-19 transformou-se, sobretudo no Brasil, em problemática de ordem social, econômica e política, dadas as estruturas de dominação já existentes e o nocivo contexto político vigente. Compreende-se que as crianças, principalmente as mais vulnerabilizadas, possam ter sido especialmente afetadas pela pandemia, agravando-se, assim, silenciamentos. Com base na perspectiva decolonial, admite-se a existência de estruturas sociais rígidas derivadas da colonialidade; entre elas, o adultocentrismo, que, somado e sobreposto a estruturas como raça, classe e gênero, compõem arranjos de categorias e atravessamentos que afetam a experiência infantil. Partindo do entendimento da pluralidade da infância, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, buscou conhecer narrativas produzidas por diferentes infâncias de Santa Maria/RS na pandemia da COVID-
19, proporcionando espaços de escuta e resgate de experiências. Participaram seis crianças, com idades entre sete e dez anos que, através do desenho, das narrativas e da contação de histórias, apresentaram suas experiências. As análises fundamentaram-se nas transcrições dos áudios e nos registros do diário de experiência da pesquisadora, derivando, inicialmente, em um relato preliminar dos contextos de pesquisa. Os relatos das crianças foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados foram agrupados em quatro categorias: “Representações acerca da COVID-19”; “Acesso à escola”; “Cotidiano e convivência social” e “Sentimentos”. A pesquisa revelou grande diversidade de experiências relacionadas à pandemia, além de marcada influência que atravessamentos sociais, como raça e classe, exercem nas vivências infantis. As considerações finais salientam a importância da escuta e das narrativas na construção de uma ciência descolonizadora e o potencial que deriva da confluência entre infâncias e narrativas.
Coleções
- TCC Psicologia [93]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: