Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por orientadores "Roth, Désirée Motta"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Mapeamento do fenômeno da nominalização deverbal no discurso de popularização da ciência na revista Veja on-line
(2016-05-30)As concepções de texto, prática discursiva e prática social da Análise Crítica do Discurso (ACD) estão conectadas às noções de recontextualização e interdiscursividade. Na prática discursiva, social e ideológica de ... -
Popularização da ciência na revista Nova Escola: a comodificação do discurso sobre ensino de inglês
(2015-12-18)Esta tese de doutorado foi desenvolvida no âmbito dos projetos CNPq Análise crítica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência (MOTTA-ROTH, 2007) e Análise crítica de gêneros discursivos em práticas sociais ... -
Vitimização versus empoderamento: as identidades constituídas no discurso de professores de ensino médio público em formação continuada
(2016-06-30)Para a construção de uma escola transformadora, capaz de favorecer a inserção de seu aluno em práticas sociais letradas, segundo Liberali et. al. (2006, p. 170), é necessário uma ação conjunta entre universidade, escola e ... -
A didatização do discurso da ciência na mídia eletrônica
(2011-07-05)Esta tese está vinculada ao programa de pesquisa desenvolvido no LABLER Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação da UFSM, e ao grupo de pesquisa Linguagem como prática social ao integrar o desenvolvimento ... -
A toga pela mídia: representações da credibilidade do judiciário em notícias online
(2011-03-03)As representações construídas no contexto social podem levar à própria organização da sociedade. Pela atuação dos meios de comunicação, agentes formadores de opinião, emergem representações que atravessam toda a estrutura ... -
“Porque não é o escrever em si, é ver como é que está escrito”: discursos sobre letramentos acadêmicos em inglês em uma comunidade de prática de química
(2019-08-22)Embora tenha uma longa história de produção de conhecimento na área de Letramentos Acadêmicos (LA) no Brasil, Ferreira e Stella (2018, p. 17) apontam que a produção de pesquisas em universidades brasileiras sobre o ensino ... -
A homogeneidade discursiva em notícias de popularização da ciência nas revistas Ciência Hoje online e Galileu
(2014-03-07)Esta tese de doutorado foi desenvolvida no âmbito dos projetos CNPq No. 301962/2007-3 Análise crítica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência (MOTTA-ROTH, 2007) e CNPq No. 301793/2010-7 Análise crítica ... -
Ciência em debate? Uma análise das vozes no gênero notícia de popularização científica
(2011-04-11)No âmbito da mídia, há vários gêneros que disseminam o conhecimento científico para a sociedade, tais como os documentários televisivos, as notícias ou as reportagens impressas (MOTTA-ROTH, 2007, p. 3). Este trabalho ... -
Análise crítica de gêneros de popularização da ciência da área de informática no jornal Zero Hora (2009)
(2012-12-19)O presente estudo procura investigar, sob a ótica da Análise Crítica de Gênero (MEURER, 2002; 2006; MOTTA-ROTH, 2005; 2006) e com base em estudos sobre ciência e sua popularização (SOUZA SANTOS, 2006; VOGT, 2003; 2010; ... -
A análise de propostas pedagógicas em portais educacionais para docentes de Língua Inglesa: implicações para o ensino e a aprendizagem de línguas no contexto digital
(2009-03-16)A intensificação das tecnologias de informação e comunicação tem propiciado o surgimento de novos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002; HUCKIN, 2007), os chamados gêneros digitais, tais como: e-mail, MSN, chat, fórum de ... -
Análise crítica de gênero de reportagens didáticas sobre o ensino de produção textual na revista Nova Escola (2006-2010)
(2012-08-07)Não foi possível inserir o resumo. -
Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computador
(2010-03-12)Pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador têm discutido a necessidade do estabelecimento da agenda de pesquisa nessa área. Devido a isso, algumas pesquisas têm centralizado na análise ... -
Visão(ões) de cultura(s) em uma coleção didática de inglês como língua adicional
(2018-07-31)O objetivo desta pesquisa é analisar discursos de livros didáticos de inglês como língua adicional a fim de investigar as visões de culturas que perpassam as obras didáticas. As visões de culturas são discutidas por meio ... -
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica
(2018-10-30)Inscrita na Linguística Aplicada e amparada na perspectiva interdisciplinar da Análise Crítica de Gênero (MEURER, 2002; MOTTA-ROTH, 2005), esta pesquisa qualitativa de perspectiva interpretativista e de orientação ... -
De anônimos a heróis: discursos sobre o câncer de 1973 a 2013 no gênero reportagem de popularização da ciência na revista VEJA
(2015-12-16)Esta tese de doutorado é vinculada ao projeto CNPq Nº 301793/2010-7, Análise crítica de gêneros discursivos em práticas sociais de popularização da ciência (MOTTA-ROTH, 2010), e desenvolvida com base no aparato ... -
(Re)construção de concepções, práticas pedagógicas e identidades por professoras de inglês pré e em serviço
(2008-12-15)Pesquisas na área de formação pré e em serviço têm priorizado o desenvolvimento de uma metaconsciência acerca do processo de aprendizagem de professores de inglês e de que maneira esse conhecimento afeta suas práticas ...