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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorPinto, Suelen Nogueira
dc.date.accessioned2014-05-09T12:32:33Z
dc.date.available2014-05-09T12:32:33Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/239
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe pedagogical proposal is the document that guides the whole teaching/learning process of an educational institution, so your content needs to be consistent with reality and the needs of the clientele. The subjects involved in the process must be aware of the responsibility which refers to the formation of the citizen as a whole. The first chapter introduced the concept of educational policy project, its origins and conceptions, its guiding principles. Continuing, the second chapter is democratic and participatory management, school organization and functions of the pedagogue and director. Finally, the last chapter contains a proposed model of democratic construction of the Political Pedagogical a school through questioning necessary for their enforcement. There is an attempt to show the ways of how to do a project in practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleGestão escolar e projeto político-pedagógico: integrando saberespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA proposta pedagógica é o documento que norteia todo o processo ensino/aprendizagem de uma instituição educacional, portanto, o seu conteúdo precisa ser coerente com a realidade e as necessidades da clientela. Os sujeitos envolvidos no processo devem estar conscientes da responsabilidade a qual se refere à formação do cidadão como um todo. No primeiro capítulo é apresentado o conceito de projeto político-pedagógico, suas origens e concepções, seus princípios norteadores. Dando continuidade, no segundo capítulo está a gestão democrática e participativa, a organização da escola e as funções do pedagogo e do diretor. Por fim, no último capítulo consta um questionário de modelo para iniciar a construção democrática do projeto político-pedagógico de uma escola. Há uma tentativa de mostrar os caminhos de como se faz um projeto na prática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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