dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Pinto, Suelen Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2014-05-09T12:32:33Z | |
dc.date.available | 2014-05-09T12:32:33Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/239 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The pedagogical proposal is the document that guides the whole teaching/learning process of an educational institution, so your content needs to be consistent with reality and the needs of the clientele. The subjects involved in the process must be aware of the responsibility which refers to the formation of the citizen as a whole.
The first chapter introduced the concept of educational policy project, its origins and conceptions, its guiding principles.
Continuing, the second chapter is democratic and participatory management, school organization and functions of the pedagogue and director. Finally, the last chapter contains a proposed model of democratic construction of the Political Pedagogical a school through questioning necessary for their enforcement. There is an attempt to show the ways of how to do a project in practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Gestão escolar e projeto político-pedagógico: integrando saberes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta pedagógica é o documento que norteia todo o processo ensino/aprendizagem de uma instituição educacional, portanto, o seu conteúdo precisa ser coerente com a realidade e as necessidades da clientela. Os sujeitos envolvidos no processo devem estar conscientes da responsabilidade a qual se refere à formação do cidadão como um todo.
No primeiro capítulo é apresentado o conceito de projeto político-pedagógico, suas origens e concepções, seus princípios norteadores.
Dando continuidade, no segundo capítulo está a gestão democrática e participativa, a organização da escola e as funções do pedagogo e do diretor. Por fim, no último capítulo consta um questionário de modelo para iniciar a construção democrática do projeto político-pedagógico de uma escola. Há uma tentativa de mostrar os caminhos de como se faz um projeto na prática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |