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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorKist, Lúcia Maria Pauli
dc.date.accessioned2016-11-22T12:02:09Z
dc.date.available2016-11-22T12:02:09Z
dc.date.issued2011-02-28
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2414
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work concerns the study of theories that can help address challenges in building Democratic Schools. Aims to raise ideas and bring some alternatives can become deeply embedded in school life so that you can turn it into an educational environment that may include, if not all, but most of its users in their searches more meaningful and personal fulfillment professional. The educational experience at school, in regard to educational and administrative management, it appears most often very vertical in their decisions and therefore unsatisfactory, even with a constant target of criticism and a cause for concern. From the inclusion of the principle of democratic management in education, in legislation that requires the decentralization of collective decisions, it becomes possible participation of all stakeholders in the institution, both in decision making and for the completion of "doing" school. This should include education to make the choice involved in these same democratic actions with regard to management in many different instances that may be proposed and initiated by the school. The Educational Policy Project in the democratic management of the school assumes the operation of the entire institution and should be prepared as a collective, democratic and participatory, both in the administrative and curricular and pedagogical. This work aims to demonstrate not only a democratic practice and philosophy of the school, but a democratic experience that can be extended to the whole society, to the extent that the gain due to involvement can make a regular practice and participation in everyday school life and thus make their users and their community, above all, more fulfilled and therefore happier.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleDesafios na construção de escolas democráticaspor
dc.title.alternativeThe challenges of democratic school constructioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho refere-se ao estudo de teorias que podem contribuir para enfrentar desafios na construção de Escolas Democráticas. Objetiva suscitar reflexões e trazer algumas alternativas capazes de entranhar-se na vida escolar de tal forma que possa transformá-la num ambiente educativo que possa contemplar, senão a todos, mas a maioria de seus usuários, nas suas mais significativas buscas de realização pessoal e profissional. A vivência educativa no cotidiano escolar, no que se refere à gestão administrativa e pedagógica, apresenta-se na maioria das vezes muito vertical em suas decisões e, por consequência, insatisfatória, inclusive sendo constante alvo de críticas e causadora de inquietação. A partir da inclusão do princípio de Gestão Democrática na educação, normativa que requer a descentralização das decisões coletivas, torna-se possível a participação de todos os envolvidos na instituição, tanto nas tomadas de decisão como na realização do “fazer” escolar. Este fazer educativo deve incluir a opção destes mesmos envolvidos por ações democráticas no que se refere à gestão nas mais diferentes instâncias que possam ser propostas e desencadeada pela escola. O Projeto Político Pedagógico na gestão democrática da Escola pressupõe o funcionamento de toda a instituição e deve ser elaborado de forma coletiva, democrática e participativa, tanto nos âmbitos administrativo quanto curricular e pedagógico. Aspira-se assim, não apenas uma prática democrática como filosofia de Escola, mas uma vivência democrática que pode ser estendida a toda a sociedade, na medida em que conquistar o devido envolvimento capaz de tornar a participação uma prática constante e cotidiana na vida da escola e dessa forma, tornar seus usuários e sua comunidade, acima de tudo, mais realizada e consequentemente mais feliz.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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