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dc.creatorDurante, Rafael Agatti
dc.date.accessioned2022-04-25T12:52:52Z
dc.date.available2022-04-25T12:52:52Z
dc.date.issued2020-11-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24162
dc.description.abstractThis research aims to present the creation processes of Books by Artist-Teachers (BATs) with students of the Supervised Academic Internship 4 course, in the Visual Arts Education Major of the Federal University of Santa Maria (UFSM) in 2019. These students are also participants of the Visual Arts Subproject in the Pedagogical Residency Program of the above-mentioned institution. The theoretical scope used embraces the philosophies of difference and finds encouragement in the company of Deleuze (2016), Deligny (2018) and Silveira (2001), some of the most present authors in this research. This dissertation enables the following thought as a problematic: how a wandering through BATs moves creation processes between the Pedagogical Residency Program and the Supervised Academic Internship? As a methodological movement, it bets on the strength of roaming, that accepts and takes the research in its possibility of wandering through the territories of education and art, while it also enters into an experimental writing that happens in the middle of the creation process followed by silence and rain sounds, being on the watch of what affects this journey. Therefore, this research brings as materialities, the collection of images by places and the production of the BATs developed by the students, as well as poetry excerpts and (dis)encounters that enhanced the roaming. The results consist in the presentation of BATs as a notion initially thought by the author and performed in the collective with the students, as well as the manifestations of traces of going through erratic paths that took place as events went on, showing movements and what was possible to plot with the notion announced in education and art.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcessos de criaçãopor
dc.subjectLivros de artistas-professorespor
dc.subjectDeambularpor
dc.subjectPrograma residência pedagógicapor
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.subjectCreation processeseng
dc.subjectBooks by artist-teacherseng
dc.subjectRoameng
dc.subjectPedagogical residency programeng
dc.subjectSupervised academic internshipeng
dc.titleEntrevaguear e pesquisar em educação: livros de artistas-professores [e o que se cria] no deambular entre o estágio curricular supervisionado e o Programa Residência Pedagógicapor
dc.title.alternativeWandering and researching in education: books by artist-teachers [and what is created] in the roaming between the supervised academic internship and the Pedagogical Residency Programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe apresentar os processos de criação de Livros de Artistas-Professores (LAPs) junto aos/às estudantes da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 4, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 2019, participantes também do Subprojeto Artes Visuais do Programa Residência Pedagógica da referida instituição. O escopo teórico assumido acolhe as filosofias da diferença e encontra alento na companhia de Deleuze (2016), Deligny (2018) e Silveira (2001), alguns dos autores mais presentes na pesquisa. Como problemática esta dissertação enseja pensar: como um entrevaguear por LAPs movimenta processos de criação entre o Programa Residência Pedagógica e o Estágio Curricular Supervisionado? Como movimento metodológico aposta na força do deambular, que assume e toma a pesquisa em sua possibilidade de entrevaguear pelos territórios da educação e da arte, ao passo que também trava uma escrita em experimentação que se dá em meio ao processo de criação seguido de silêncio e barulho de chuva, de um estar à espreita do que afeta esse percurso. Dessa forma, esta pesquisa traz como materialidades as recolhas de imagens por lugares e as produções dos LAPs desenvolvidos pelos/as estudantes, bem como recortes de poesias e (des)encontros que potencializaram a deambulação. Os resultados consistem na apresentação dos LAPs enquanto uma noção pensada inicialmente pelo autor e obrada no coletivo com os/as estudantes, assim como das manifestações dos traçados de um vagar por percursos erráticos que se produziram à medida que acontecimentos foram pedindo passagem, dando a ver movimentos e o que foi possível tramar com a noção anunciada na educação e na arte.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Rosa, Aline Nunes da
dc.contributor.referee2Corrêa, Helga
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474903861916250por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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