dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Kuhn, Fabiane | |
dc.date.accessioned | 2016-11-22T12:20:50Z | |
dc.date.available | 2016-11-22T12:20:50Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2416 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This conclusion of course work presents the theme of the democratic school
management training and its impact on readers of subjects in the early years of
schooling. The problem was investigated: The school management influence on the
formation of readers in the early years of schooling? Through the general objective
sought to know if the democratic school management influences the formation of
subjects readers in the early years of schooling, with the aim of this contribution to
the human being in his life in society. For this work, we looked for the type of
literature. Therefore, the school should be a place where students and teachers can
build, produce, dialogue and questioning, a local educational practices and spaces
resized. Therefore, it is necessary to plan events that reading all of the school
managers to work within a range of reading and writing, planning each within its area,
according to the level of knowledge of children, the activities that will be developed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.title | A gestão escolar democrática e sua repercussão na formação de leitores nos anos iniciais de escolarização | por |
dc.title.alternative | Democratic school management and its impact formation of readers in early years schooling | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão de curso apresenta como tema a gestão Escolar
democrática e sua repercussão na formação de sujeitos leitores nos anos iniciais de
escolarização. O problema investigado foi: A gestão escolar influência na formação
de leitores nos anos iniciais de escolarização? Por meio do objetivo geral buscou-se
conhecer se a gestão escolar democrática influencia na formação de sujeitos leitores
nos anos iniciais de escolarização, visando à contribuição desta para o ser humano
na sua vivência em sociedade. Para a realização deste trabalho, buscou-se a
modalidade de pesquisa bibliográfica. Assim sendo, a escola deve ser um espaço
onde os alunos e professores possam construir produzir, dialogar e questionar, um
local com práticas pedagógicas e espaços redimensionados. Para isso, é necessário
planejar eventos de leitura em que todos os gestores da escola trabalhem dentro de
uma linha de leitura e escrita, planejando cada um dentro da sua área, de acordo
com o nível de conhecimento das crianças, as atividades que irão ser desenvolvidas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |