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dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorKeller, Joscelaine de Fátima Schutz
dc.date.accessioned2016-11-22T12:49:55Z
dc.date.available2016-11-22T12:49:55Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2418
dc.descriptionMonografia (especialização)- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to reflect about Democratic Management mediated by actuation from school board of a state school. The school will be better if it is greater the envelopment and the engagement from those that compose the school universe. In this perspective, the school manager is understood as a democratic leader that by collective and united work must excel for that the school executes its social function. About the research problem it intends to investigate if the evidenced school is participatory on verge of to be considered democratic. The used methodology is a study case with a qualitative approach. For collected data, it was used documental analysis (Political Pedagogical, Project, school rules and minutes of meetings from School board) and a questionnaire that was applied to the school manager and school board members by analysis the collected data, it is confirmed that the democratic management in the analyzed school it walks at slow paces, or better, it is far from participatory management presupposed. It was noted yet that the school board has functional and conceptual difficulties to establish itself as a participatory body.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleConselho escolar: gestão democrática e participação da comunidadepor
dc.title.alternativeSchool board: democratic management and participation in the communitypor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é refletir sobre a Gestão Democrática mediada pela atuação do conselho escolar de uma escola estadual. Sabe-se que a escola será melhor quanto maior for o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que compõem o universo escolar. Nessa perspectiva, o gestor escolar é entendido como um líder democrático que através de um trabalho conjunto e coletivo deve primar para que a escola cumpra com a sua função social. Quanto ao problema da pesquisa, esse diz respeito a investigar se a escola em evidência é participativa a ponto de ser considerada democrática. A metodologia utilizada trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se da análise documental (Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Ata das reuniões do Conselho Escolar), questionário aplicado a Direção da Escola e aos integrantes do conselho escolar. Através da análise dos dados coletados, confirmase que a gestão democrática na escola analisada caminha a passos lentos, ou seja, está distante dos pressupostos de uma gestão participativa. Constata-se ainda que o conselho escolar possui dificuldades conceituais e funcionais para instituir-se como um órgão de participação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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