dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Keller, Joscelaine de Fátima Schutz | |
dc.date.accessioned | 2016-11-22T12:49:55Z | |
dc.date.available | 2016-11-22T12:49:55Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2418 | |
dc.description | Monografia (especialização)- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The objective of this work is to reflect about Democratic Management mediated by
actuation from school board of a state school. The school will be better if it is greater
the envelopment and the engagement from those that compose the school universe.
In this perspective, the school manager is understood as a democratic leader that by
collective and united work must excel for that the school executes its social function.
About the research problem it intends to investigate if the evidenced school is
participatory on verge of to be considered democratic. The used methodology is a
study case with a qualitative approach. For collected data, it was used documental
analysis (Political Pedagogical, Project, school rules and minutes of meetings from
School board) and a questionnaire that was applied to the school manager and
school board members by analysis the collected data, it is confirmed that the
democratic management in the analyzed school it walks at slow paces, or better, it is
far from participatory management presupposed. It was noted yet that the school
board has functional and conceptual difficulties to establish itself as a participatory
body. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Conselho escolar: gestão democrática e participação da comunidade | por |
dc.title.alternative | School board: democratic management and participation in the community | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é refletir sobre a Gestão Democrática mediada pela
atuação do conselho escolar de uma escola estadual. Sabe-se que a escola será
melhor quanto maior for o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que
compõem o universo escolar. Nessa perspectiva, o gestor escolar é entendido como
um líder democrático que através de um trabalho conjunto e coletivo deve primar
para que a escola cumpra com a sua função social. Quanto ao problema da
pesquisa, esse diz respeito a investigar se a escola em evidência é participativa a
ponto de ser considerada democrática. A metodologia utilizada trata-se de um
estudo de caso com abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se da
análise documental (Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Ata das
reuniões do Conselho Escolar), questionário aplicado a Direção da Escola e aos
integrantes do conselho escolar. Através da análise dos dados coletados, confirmase
que a gestão democrática na escola analisada caminha a passos lentos, ou seja,
está distante dos pressupostos de uma gestão participativa. Constata-se ainda que o
conselho escolar possui dificuldades conceituais e funcionais para instituir-se como
um órgão de participação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |