dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Kahl, Janaí | |
dc.date.accessioned | 2016-11-22T13:01:09Z | |
dc.date.available | 2016-11-22T13:01:09Z | |
dc.date.issued | 2011-10-31 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2419 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work is the study of concepts and myths about individuals with High
Skills. As well as the importance of training and teaching practice and guidance in
identifying them. Still, the reader theoretical support on the PROEJA, so we can
better understand the thinking of education professionals about this program. To this
end, we review the literature of authors of the thematic area concerned, Such as
Gardner, Germani, Guenther, Minayo, Perez and Renzulli, among other
supplementary readings, which will bring theoretical foundation, making the results of
scientific analysis of data collected in the Federal Institution of Education, which
includes PROEJA - National Programme for Integration of Professional Education
with Basic Education in the Mode of Education, Youth and Adult. With this objective,
we present the analysis and discussion of data collected through semi-structured
interview, where we seek to realize the teachers' views about their practice in relation
to high ability students. This study was conducted in the Graduate Program at the
University of Santa Maria - RS, as a requirement for completing the Specialization
Course / Integrated Professional Education for Youths and Adults. Data from this
study were collected CTISM- Industrial Technical College-Santa Maria, Federal
Institution of Teaching, in this city. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.title | A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre
indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática
docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldaremos
teoricamente o leitor sobre o Proeja, para que assim possamos melhor compreender
o pensamento dos profissionais da educação acerca deste programa. Para tal,
faremos uma revisão bibliográfica de autores do eixo temático em questão, como
Gardner, Germani, Guenther, Minayo, Perez e Renzulli, entre outras leituras
complementares, as quais trarão embasamento teórico, tornando científicos os
resultados da análise de dados coletados em Instituição Federal de Ensino que
contemplem o PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e
Adultos. Com esse objetivo, apresentaremos a análise e discussão dos dados
coletados através de entrevista semiestruturada, onde buscamos perceber o olhar
dos professores sobre sua prática em relação aos alunos com Altas Habilidades.
Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade de
Santa Maria – RS, como requisito de conclusão ao Curso de
Especialização/Profissionalização Integrada à Educação de Jovens e Adultos. Os
dados desta pesquisa foram coletados no CTISM – Colégio Técnico-Industrial de
Santa Maria, Instituição Federal de Ensino, nesta cidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |