Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorMohr, Aline Graciele
dc.date.accessioned2014-05-12T12:15:11Z
dc.date.available2014-05-12T12:15:11Z
dc.date.issued2013-12-06
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/241
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work aims to show the use of playful as a way for the construction of significant knowledge in environmental education. The research was done with science teachers from 1st to 9th grade of elementary school in a public school in Humaitá, northwestern region of Rio Grande do Sul. Among the objectives of the work are: to research the use of the playfulness and the interdisciplinarity in the teaching of environmental education in schools, to listen the teachers’ opinion about the importance of the use of playfulness and interdisciplinarity as methodologies in the teaching of environmental education and to know the teachers’ opinion about the efficiency of this methodology. The main results show that the playful is used as a way of teaching of environmental education, however its use decreased gradually as the student advances of grade and chronological age. It is also noticeable that the use of interdisciplinarity decreases as the students begin to have more than one teacher per class, suggesting that the lessons planning begins to be done individually by the teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleEducação ambiental: o ensino aprendizagem através do lúdico e da interdisciplinaridadepor
dc.title.alternativeFinal paper of especialization syllabus of especialization in environmental education Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho visa apresentar o uso do lúdico como ferramenta para a construção de conhecimento significativo em Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada com professores de ciências do 1° ao 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Humaitá, Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Dentre os objetivos do trabalho estão: investigar o uso da ludicidade e da interdisciplinaridade no ensino de Educação Ambiental nas escolas, ouvir a opinião dos professores sobre a importância o uso da ludicidade e da interdisciplinaridade como metodologias no ensino de Educação Ambiental e por fim buscar saber a opinião dos professores sobre a eficácia desta metodologia. Os principais resultados mostram que o lúdico é utilizado como ferramenta de ensino da educação ambiental, no entanto seu uso diminui gradativamente à medida que o aluno cresce de série e de idade cronológica. É perceptível também que o uso da interdisciplinaridade diminui a medida que os alunos passam a ter mais de um professor por turma, sugerindo que o planejamento das aulas passa a ser feito de forma individual pelo professor.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples