dc.creator | Fontoura, Mirieli da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T12:49:06Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T12:49:06Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24207 | |
dc.description.abstract | Capital aims to promote the destruction of the peasantry, expanding the production
space and (re)defining social relations in the territory from a profitable perspective. In
opposition to this process, one of the largest global movements emerges in the social
context, under the acronym MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra),
whose main problematization is based on the project inherent to the Agrarian Reform
in Brazil, symbolizing an example of struggle what happens in society against the
capitalist system, since from its origins it seeks actions that guarantee rights and
citizenship to men and women, in addition to a piece of land to live and plant. In view
of the trajectory constituted by the MST in the educational field, we seek to
problematize the following research question: Are the subjects settled by the Agrarian
Reform project protagonists in the maintenance and strengthening of the Roseli Nunes
Elementary School in the Municipality of Santana do Livramento? Therefore, the
present research presents as a general objective to problematize the role of the MST
in the process of educational territorialization in the Roseli Settlement in Santana do
Livramento/RS, and the specific ones are: a) To understand the historicity of the MST
and the pedagogical knowledge constituted in the course of struggle for land and
maintenance of conquered territory; b) Knowing the educational reality of rural schools
in the Municipality of Santana do Livramento, directing a critical look at the school
inserted in the settlement under study; c) Understand the spaces-times constituted by
the Municipal Education Department together with the community and school and,
finally, d) Investigate the difficulties that emerged in the schooling process of the
students of the settlement in this pandemic process. In an attempt to fulfill the
objectives of this work, a qualitative approach anchored in the dialectical method was
used, which made it possible to investigate the antagonisms inherent to the
strengthening of Rural Education in the territory built from the confrontation for the
realization of agrarian reform, as it was also possible to understand the settlement
involved in the research, as a school peasant territory starring. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | MST | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Território | por |
dc.subject | Field education | eng |
dc.subject | Territory | eng |
dc.title | Educação e território: o protagonismo do movimento dos trabalhadores rurais sem terra na luta pela educação do campo no assentamento Roseli Nunes em Santana do Livramento/RS | por |
dc.title.alternative | Education and territory: the protagonism of the movement of rural workers without earth in the fight for the eucação of the field in the seating Roseli Nunes in Santana do Livramento/RS | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O capital visa promover a destruição do campesinato, ampliando o espaço de
produção e (re)definindo as relações sociais no território sob uma ótica lucrativa. Em
oposição a este processo, emerge no contexto social, um dos maiores movimentos
globais, sob a sigla MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), cuja
principal problematização pauta-se no projeto inerente à Reforma Agrária no Brasil,
simbolizando um exemplo de luta que acontece na sociedade contra o sistema
capitalista, pois desde sua origem ele busca ações que garantam direitos e cidadania
a homens e mulheres, além de um pedaço de terra para viver e plantar. Tendo em
vista a trajetória constituída pelo MST no âmbito educacional, busca-se problematizar
a seguinte questão de pesquisa: Os sujeitos assentados pelo projeto de Reforma
Agrária são protagonistas na manutenção e fortalecimento da Escola de Ensino
Fundamental Roseli Nunes do Município de Santana do Livramento? Sendo assim, a
presente pesquisa apresenta como objetivo geral problematizar o protagonismo do
MST no processo de territorialização educacional no Assentamento Roseli em
Santana do Livramento/RS, já os específicos são: a) Compreender a historicidade do
MST e o saber pedagógico constituído no percurso de luta pela terra e na manutenção
do território conquistado; b) Conhecer a realidade educacional das escolas do campo
do Município de Santana do Livramento, direcionando um olhar crítico para a escola
inserida no assentamento em estudo; c) Compreender os espaços-tempos
constituídos pela Secretaria de Educação Municipal junto à comunidade e escola e,
por fim, d) Averiguar as dificuldades que emergiram no processo de escolarização dos
estudantes do assentamento neste processo de pandemia. Na tentativa de cumprir os
objetivos deste trabalho, foi utilizado a abordagem qualitativa ancorada no método
dialético, o qual possibilitou averiguar os antagonismos inerentes ao fortalecimento da
Educação do Campo no território construído a partir do enfrentamento para efetivação
da reforma agrária, como também foi possível compreender o assentamento envolvido
na pesquisa, como um território camponês escolar protagonizado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Meurer, Ane Carine | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6724702305350914 | por |
dc.contributor.referee1 | Sandoval, Ana Estela Dominguez | |
dc.contributor.referee2 | Kist, Anna Christine Ferreira | |
dc.contributor.referee3 | Medeiros, Liziany Müller | |
dc.contributor.referee4 | Vargas, Daiane Loreto de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8256652128953305 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Geografia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |