Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorKlüsener, Marisa Ana
dc.date.accessioned2016-11-22T13:22:28Z
dc.date.available2016-11-22T13:22:28Z
dc.date.issued2011-10-31
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2420
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe creation and importance of PROEJA for young and adults public, especially those that are part of middle adulthood (30 to 50 years) and their difficulties faced to return to the process of schooling are the motivating factors of this analysis. So, this research deals with the difficulties and expectations that adults from 40 years, manifest regarding the process of their schooling while being part of the EJA (Education of Young and Adult People). This students are part of an EJA at a state school located at the center of Santa Maria (city from RS, Brazil). This school works with the EJA mode looking for PROEJA, and characterized the socioeconomic character of the students involved, analyzed the difficulties and expectations of them, found the factors that contribute to the dropout rate of students, assessed what motivates them to stay in school and investigated what interest these students to be inserted in PROEJA courses. The investigation took as reference a qualitative approach adopted as a method of content analysis. The systematic information and discussed in this paper indicate some considerations on the formal teaching situation and learning of adult workers who are seeking to expand their educational levels. Among the difficulties pointed out by the students is the difficulty concentrating in class and the memorization of content. Among the expectations are the importance of completing high school, the desire to enter into a college and the achievement of a work or a better professional position.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVida adultapor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectDificuldadespor
dc.subjectExpectativaspor
dc.titleAdultos retornam à escola: dificuldades e expectativaspor
dc.title.alternativeAdult returning to school: difficulties and expectationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoA criação e a importância do PROEJA destinado ao público de jovens e adultos destaca-se aqueles que fazem parte da vida adulta média (30 a 50 anos) e as dificuldades encontradas por esses educandos ao retornarem ao processo de escolarização foram os elementos motivadores dessa análise. Assim, esta pesquisa versa sobre as dificuldades e expectativas que adultos, a partir de 40 anos, manifestam em relação ao processo de escolarização quando se inserem na modalidade EJA, sendo implementada em uma escola estadual no centro da cidade de Santa Maria (RS, Brasil), que trabalha com a modalidade EJA, mas com vistas à implantação do PROEJA e caracterizou o aspecto socioeconômico dos alunos envolvidos, analisou as dificuldades e expectativas dos mesmos, verificou os fatores que contribuem para o índice de evasão escolar destes alunos, avaliou o que os motiva a permanecerem na escola e investigou qual o interesse destes alunos para se inserirem em cursos do PROEJA. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa adotando como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo. As informações sistematizadas e discutidas neste trabalho indicam algumas considerações na situação formal de ensino-aprendizagem de adultos trabalhadores que estão buscando ampliar seus níveis de escolarização. Entre elas destaca-se a dificuldade apontada pelos alunos de concentração durante as aulas e memorização de conteúdos. Entre as expectativas apontadas, destaca-se a importância da conclusão do ensino médio, o desejo de se inserir em um curso superior e a conquista de um trabalho ou uma melhor posição profissional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples