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dc.contributor.advisorIlha, Adayr da Silva
dc.creatorKiraly, Nadiane Cristina Demichei
dc.date.accessioned2016-11-22T13:52:14Z
dc.date.available2016-11-22T13:52:14Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2421
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the performance of professional school guidance regarding the prevention of indiscipline in the educational process, the research method used was the descriptive literature and field research with interviews. From the theory is that the work is founded, the supervisor is focused as an actuating element, dynamic, innovative, critical and grower values, order, responsibility, political, in view of the past, present and guiding the fighter of the future within this size the performance of the mentor can not be seen as something done, but in constant search, seen as a mediator in a participatory process. The proposed theme appears so conflicting, since participation involves human relationships, dialogue and compromise. At the conclusion of this study showed that the advisor must be a person who knows how to see beyond the evidence of everyday life as a challenge, which is open to all who believe in the possibility of transformation, believing that we are not masters of the order of nature and history, but we know that the essence is the transformation and that our thought and action feed this puzzle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrientadorpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.titleA atuação do profissional de orientação escolar em relação à prevenção da indisciplina no processo educacional, na rede municipal de ensino no município de Tunas - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Jacuizinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a atuação do profissional de orientação escolar em relação a prevenção da indisciplina no processo educacional, A modalidade de pesquisa utilizada foi bibliográfica do tipo descritivo e pesquisa de campo com entrevistas. A partir da teoria é que o trabalho é fundamentado, o orientador é enfocado como um elemento atuante, dinâmico, inovador, crítico e cultivador de valores, de ordem, de responsabilidade, político, com visão do passado, batalhador do presente e norteador do futuro, dentro desta dimensão a atuação do orientador não pode ser visto como algo pronto, mas em constante busca, vista como mediadora num processo participativo. A temática proposta aparece de forma conflitante, uma vez que a participação envolve relacionamento humano, diálogo, comprometimento. Na conclusão deste estudo evidenciou-se que o orientador deva ser aquela pessoa que sabe ver além das evidências do cotidiano, como um desafio, que está aberto a todos que acreditam na possibilidade de transformação, acreditando que não somos donos do fim da natureza e da história, porém sabemos que a essência é a transformação e que o nosso pensamento e ação se alimentam desse enigma.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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