dc.contributor.advisor | Macedo, Ricardo Tombesi | |
dc.creator | Neinas, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T22:46:33Z | |
dc.date.available | 2022-05-02T22:46:33Z | |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24244 | |
dc.description.abstract | This paper investigates the integration of Augmented Reality (AR) in the teaching-learning process of geometric solids in Basic Education. Bearing in mind that the students' commitment interferes a lot in their progress, therefore, AR as a technological and ludic resource can help in this interaction, generating understanding of theoretical concepts. For it is known of the countless difficulties encountered in the teaching of mathematics due to their lack of perception of reality. The main objective is to present a didactic way to get around this problem with AR. The results show that its use in teaching geometry contributes to an improvement of more than 80% in relation to the understanding of the content. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Realidade aumentada | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.title | Ensino de matemática com o auxílio da realidade aumentada | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo da UAB de Três Passos/RS | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Computação EaD - UAB/UFSM | por |
dc.description.resumo | Este artigo investiga a integração da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos no Ensino Básico. Tendo em vista que o comprometimento dos educandos interfere muito no progresso dos mesmos, logo, a RA como recurso tecnológico e lúdico pode ajudar nessa interação gerando compreensão dos conceitos teóricos. Pois sabe-se das inúmeras dificuldades encontradas no ensino de matemática devido sua falta de percepção com a realidade. O principal objetivo consiste em apresentar uma forma didática de contornar esse problema com a RA. Os resultados apontam que seu uso no ensino de geometria colabora com uma melhora em mais de 80% em relação a compreensão do conteúdo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |