dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Krolow, Laura Regina Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2016-11-24T13:42:37Z | |
dc.date.available | 2016-11-24T13:42:37Z | |
dc.date.issued | 2005-03-04 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2434 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to introduce a reflexion about Environmental Education as a mediator between Agroecology and the farmer. Environmental Education is understood to be helpfull in the transition to a new production system, combining the farmer’s traditional knowlegde with the natural environment. Startin with a documental research, it was possible to acknowledge that the practice of agroecology is a permanent learning process that goes beyond the technical knowledge. The mixture of different knowlege and ideas is fundamental to the process of changing the production system. To reach sustainable agriculture, Environmental Education must be included in the process. It has been acquaintanced that Agroecology has the potential to rescue the relation between the farmer and the agroecossystem management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Transição | por |
dc.title | Reflexões sobre a educação ambiental enquanto espaço de mediação entre a agroecologia e o agricultor | por |
dc.title.alternative | Reflections about the environmental education mediation space while between the agroecologi and the farmer | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem por objetivo geral, refletir sobre a Educação Ambiental (EA) como mediadora entre a Agroecologia e o agricultor. Compreende-se que a EA, pode ajudar na transição de sistemas de produção, articulando o saber/conhecimento tradicional do agricultor com o ambiente natural. A partir da pesquisa documental, percebeu-se que a prática agroecológica é um processo permanente de aprendizagem, muito além do conhecimento técnico-produtivo. A hibridação de saberes, conhecimentos e diálogos são fundamentais na mudança de sistema de produção. Logo, para a agricultura sustentável deverá ser incluída a prática da Educação Ambiental. Percebeu-se que a Agroecologia tem potencial para resgatar a relação dos agricultores com o manejo do agroecossistema. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |