dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Lava, Neuza Maria Pereira | |
dc.date.accessioned | 2016-12-28T13:45:20Z | |
dc.date.available | 2016-12-28T13:45:20Z | |
dc.date.issued | 2009-12-05 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2444 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The research “Providing principals for the public school” aims at reflecting about
how the election of principals, school councilors and other involved people really
happens and also considering the functions the LBD laws that regularize these jobs
and the participation of each segment of the school community. The development of
this research allows a continuous selection of significant and operational knowledge,
old knowledge adds to new ones in a selective form with the existent theories. It is
essential to explore this subject with all the school community in order for all people
analyze the importance of their contribution in this process of school
democratization, giving their contribution for the school to become an independent
environment, where everybody has the right to contribute with their ideas to promote
the improvement of the school quotidian. It is necessary to show that the school
community needs to know their rights for a democratic management to happen, in
which everybody can take part and point to solutions about the possible ways to
school management, in an articulation between the local and the global, the unity and
the diversity, the theory and the practice. The appropriation of this theoretical
knowledge is a conquest that serves to search the social transformation. It is
necessary that the school community observe what are democracy, participation and
democratic management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | O provimento do cargo de diretores da escola pública | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa “O Provimento de Cargo de Diretores da Escola Pública” tem como
objetivo refletir como realmente acontece a eleição de diretores e dos conselhos
escolares, bem como suas funções, os envolvidos, as leis da LDB que
regulamentam esses cargos e a participação de cada segmento da comunidade
escolar. O desenvolvimento da pesquisa permite uma contínua seleção de
conhecimentos significativos e operacionais, onde conhecimentos antigos somaramse
aos novos, de forma seletiva, com as teorias existentes. É essencial explorar
esse assunto com toda a comunidade escolar para que todos analisem a
importância da sua participação nesse processo de democratização da escola,
dando sua contribuição para que a mesma se torne um ambiente autônomo, onde
todos tenham o direito de contribuir com suas ideias para melhorar o cotidiano
escolar. Também se faz necessário mostrar que a comunidade escolar precisa
conhecer os seus direitos, para que realmente aconteça a gestão democrática, onde
todos possam participar e encontrar soluções possíveis para os rumos da escola,
numa articulação entre o local e o global, a unidade e a diversidade, a teoria e a
prática. A apropriação desses conhecimentos teóricos é uma conquista que serve
para buscar a transformação social. É preciso que a comunidade escolar observe o
que é democracia, participação e gestão democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |