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dc.contributor.advisorCamatti, Liane
dc.creatorSilva, Vitória Rocha da
dc.date.accessioned2022-05-25T11:46:02Z
dc.date.available2022-05-25T11:46:02Z
dc.date.issued2021-12-07
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24458
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectComunidade surdapor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.titleComunidade surda no município de torres: ressonâncias históricas, políticas e educacionaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAs comunidades surdas têm sido espaços de importância reconhecida para a constituição dos sujeitos surdos a partir de referenciais linguísticos e culturais. O fortalecimento tanto de espaços comunitários surdos em níveis locais, quanto da educação de pessoas surdas são fatores intimamente ligados, amarrados sobretudo por práticas de gestão e por políticas públicas embasadas em políticas linguísticas. Desta forma, este trabalho teve por objetivo analisar como as práticas de gestão educacional no Município de Torres-RS geram efeitos na organização da comunidade surda local e nos processos de escolarização das pessoas surdas. O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, com filiação a conceitos do campo dos Estudos Surdos. Para produção de materialidade, utilizou-se de entrevistas narrativas. Foram realizadas conversas abertas com pessoas que se envolvem no campo da Educação de Surdos do município de Torres. Assim, a análise feita pode ser descrita a partir de dois grandes pontos: (1) a história da classe especial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Justino Alberto Tietboehl; e (2) a relação entre comunidade/escola e entre gestão/políticas de educação com as possibilidades de organização da comunidade surda local. As discussões levaram à conclusão de que as comunidades surdas, em geral, se organizam e se fortalecem sobretudo em espaços educacionais. No caso do contexto torrense, por anos a mobilização da comunidade era estritamente dependente da iniciativa de indivíduos específicos e da existência de classes especiais para surdos. A extinção das classes e o afastamento das individualidades mobilizadoras provocaram o significativo enfraquecimento da comunidade surda local, trazendo à tona a evidência da falta de políticas públicas voltadas aos sujeitos surdos da cidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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