Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorLeidens, Ingrid Rosana Nitsche
dc.date.accessioned2016-12-30T11:06:34Z
dc.date.available2016-12-30T11:06:34Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2449
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research had as propose to investigate the importance of the affection in the learning and in the school managing, knowing that without affective involvement, that is, interest can not be built without knowledge. The methodological approach of qualitative character had as procedure the bibliographic research, which shows the affection as a basis of development and learning, affection and cognition walk together. In order to have learning the child needs to create affective ties with the object of the knowledge and the subjects of the learning. This way, the school as a whole should be a pleasant place for children. The school managing, and all the involved elements in it, need to be interacting and providing situations of collective construction, exercising mutual respect. According to it, it is necessary to resolve conflicts and relate it in the best possible way. The school managing does not decide anything alone, so the importance of emotional relationships so that everyone can feel good and build knowledge of a significant way and take joint decisions for everybody’s welfare.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleContribuições da afetividade na gestão escolarpor
dc.title.alternativeContribution of the affective in school managingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa se propôs investigar a importância do afeto na aprendizagem e na gestão escolar, sabendo-se que sem envolvimento afetivo, isto é, sem interesse não se constrói conhecimentos. A abordagem metodológica de caráter qualitativo teve como procedimento a pesquisa bibliográfica, a qual aponta a afetividade como base do desenvolvimento e da aprendizagem, afetividade e cognição andam juntas. Para que haja aprendizagem a criança precisa criar laços afetivos com o objeto do saber e os sujeitos da aprendizagem. Neste sentido, a escola como um todo deve ser um lugar agradável à criança. A gestão escolar, e todos os elementos envolvidos na gestão, precisam estar interagindo e proporcionando situações de construção coletiva, exercitando o respeito mútuo. Neste sentido, procura-se resolver conflitos e relaciona-se da melhor forma possível. A gestão escolar não decide nada sozinha, por isso a importância das relações afetivas para que todos se sintam bem e construam aprendizagens de forma significativa e tomem decisões conjuntas para o bem de todospor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples