Políticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos para o município de Santa Maria
Data
2022-03-09Primeiro coorientador
Nogueira, Vanessa dos Santos
Primeiro membro da banca
Madruga , Lúcia Rejane da Rosa Gama
Segundo membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) - Mestrado Profissional, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), articula-se às pesquisas do
Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade -
INTERFACES/CNPq. Teve como objetivo principal analisar as políticas públicas
da rede municipal de educação de Santa Maria/RS em tempos de pandemia da
COVID-19, considerando os aspectos pedagógicos do trabalho docente durante
o ensino remoto, em turmas do 1ª ciclo de alfabetização. Ainda, procurou-se
identificar como as políticas públicas desse período estabeleceram parâmetros
básicos para garantir os processos de ensino aprendizagem, além de conhecer
quais práticas pedagógicas foram implementadas pelos professores do 1º ciclo
de alfabetização durante a pandemia da COVID-19 e de propor uma curadoria
com atividades específicas para a alfabetização, tendo como repositório inicial,
as desenvolvidas pelos professores do 1º ciclo de alfabetização da rede
municipal de ensino, durante este período. Tratou-se de uma pesquisa
implicada, documental, fundamentada em uma abordagem qualitativa que
utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões
objetivas e discursivas, respondido por professores do primeiro ciclo de
alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, além do
levantamento de toda legislação pertinente que embasa o estudo. Os dados
foram tratados através da Análise Textual Discursiva e o referencial teórico foi
organizado com base em autores/as que versam sobre a temática. Foram
analisadas três categorias, a saber: Percepção dos sujeitos sobre as políticas
públicas para a pandemia; Aspectos pedagógicos do ensino durante a
pandemia e Fluência tecnológica dos professores. Conclui-se que há
necessidade de maior investimento em equipamentos e formação docente, para
que o ensino aprendizagem aconteça de forma efetiva. O produto idealizado foi
a proposição de uma curadoria de conteúdos (objetos de aprendizagem/banco
de dados de práticas alternativas) para o primeiro ciclo de alfabetização que
possa ser utilizado para além do ensino remoto. Desse modo, espera-se
contribuir para qualificar o ensino e a aprendizagem no primeiro ciclo da
alfabetização da Rede Municipal de Santa Maria, considerando as modificações
impostas pela pandemia.
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