Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas
obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de
Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma das áreas
de atuação é condição para obtenção do grau de Licenciada em Educação Especial.
Esta temática surgiu, a partir de alguns questionamentos da autora deste trabalho,
durante o tempo em que foi moradora da Casa do Estudante Universitário II – CEU
II. Como objetivo central investiga a experiência comunicativa, interativa e de
convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da
CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Para o
recolhimento de dados e instrumento de pesquisa deste estudo, optou-se por um
questionário elaborado com onze perguntas que visaram em suas questões
investigar a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes
surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços
oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Como referência bibliográfica,
legislações (internas da CEU II, nacionais e voltadas aos alunos com baixa renda da
UFSM) voltadas às experiências interativas/comunicativas dos sujeitos deste estudo.
Os dados foram coletados a partir da vivência de três sujeitos surdos/deficientes
auditivos – dois deficientes auditivos e um surdo – que enfrentam o cotidiano como
moradores de um espaço onde há predominância de pessoas ouvintes. Os
resultados revelam que os sujeitos passam por dificuldades
interativas/comunicativas subjetivas a cada alteridade, mesmo que dois deles
utilizam como modalidade de comunicação a oralidade e o sujeito que também se
comunica por Libras enfrenta obstáculos linguísticos e falta de intérpretes nos
espaços deliberativos e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da
UFSM.