dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator | Bressa, Thainara Rampelotto | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T11:31:27Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T11:31:27Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24557 | |
dc.description.abstract | The present study has as its general objective knowing and analyzing the
performance of the support professional / monitor in the context of the one school of
the City Teaching Network (RME) of Santa Maria- RS. As specific objectives, drawing
a comparison on the number of support professionals / monitors in the last five years
and identify the functions that these professionals perform in the school context. To
draw the comparative, I used the data collection provided by the City Teaching
Network of Santa Maria, as well as the data presented by Silva (2015). In order to
identify the functions that the support professionals / monitors perform, I briefly knew
the legal documents about this professional and used a research instrument with five
the support professionals / monitors of a certain school. The research was linked to a
descriptive exploratory and qualitative approach, and the semi structured interview
was used as an instrument for the production of data. This was done with five support
professionals/monitors from a school in the municipal network in order to be able to
look at the professionals' performances within the same school space with the
subjects in the situation of inclusion, as well as to identify which understandings they
have about the attributions delegated to the support professional / monitor, in which
the functions exclusively of hygiene, feeding and locomotion are delegated. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Profissional de apoio/monitor | por |
dc.subject | Rede municipal de ensino | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.title | Reflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | REFLECTIONS ON THE PRESENCE OF THE SUPPORT PROFESSIONALS / MONITORS AT A SCHOOL IN THE CITY TEACHING NETWORK OF SANTA MARIA - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura Plena - Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de
profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de
Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, traçar um
comparativo sobre o número dos profissionais de apoio/monitores nos últimos cinco
anos nas escolas da rede municipal e identificar quais as funções que estes
profissionais desempenham no contexto de uma escola. Para traçar o comparativo,
foi utilizado o levantamento de dados disponibilizados pela Rede municipal de
Ensino de Santa Maria, bem como os dados apresentados por Silva (2015). Para
identificar as funções que os profissionais de apoio/monitores executam, foram
trabalhados com os documentos legais e normativos acerca deste profissional e
utilizei um instrumento de investigação com cinco profissionais de apoio/monitores
de uma determinada escola. A investigação vincula- se em uma abordagem
qualitativa do tipo exploratória descritiva e foi utilizada como instrumento para a
produção de dados a entrevista semiestruturada. Esta foi realizada com cinco
profissionais de apoio/monitores de uma escola da rede municipal a fim de poder
olhar para as atuações dos profissionais dentro de um mesmo espaço escolar com
os sujeitos em situação de inclusão, como também identificar quais compreensões
eles possuem a respeito das atribuições delegadas ao profissional de apoio/monitor.
Com este estudo, verificou- se o aumento do número de profissionais de
apoio/monitores nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria bem como
o papel que estes profissionais desempenham no contexto escolar vai de encontro
do que consta nos documentos legais e normativos, nos quais são delegadas as
funções exclusivamente de apoio a higiene, alimentação e locomoção. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |