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dc.contributor.advisorBridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creatorBressa, Thainara Rampelotto
dc.date.accessioned2022-05-30T11:31:27Z
dc.date.available2022-05-30T11:31:27Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24557
dc.description.abstractThe present study has as its general objective knowing and analyzing the performance of the support professional / monitor in the context of the one school of the City Teaching Network (RME) of Santa Maria- RS. As specific objectives, drawing a comparison on the number of support professionals / monitors in the last five years and identify the functions that these professionals perform in the school context. To draw the comparative, I used the data collection provided by the City Teaching Network of Santa Maria, as well as the data presented by Silva (2015). In order to identify the functions that the support professionals / monitors perform, I briefly knew the legal documents about this professional and used a research instrument with five the support professionals / monitors of a certain school. The research was linked to a descriptive exploratory and qualitative approach, and the semi structured interview was used as an instrument for the production of data. This was done with five support professionals/monitors from a school in the municipal network in order to be able to look at the professionals' performances within the same school space with the subjects in the situation of inclusion, as well as to identify which understandings they have about the attributions delegated to the support professional / monitor, in which the functions exclusively of hygiene, feeding and locomotion are delegated.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfissional de apoio/monitorpor
dc.subjectRede municipal de ensinopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.titleReflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeREFLECTIONS ON THE PRESENCE OF THE SUPPORT PROFESSIONALS / MONITORS AT A SCHOOL IN THE CITY TEACHING NETWORK OF SANTA MARIA - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura Plena - Educação Especial Diurnopor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, traçar um comparativo sobre o número dos profissionais de apoio/monitores nos últimos cinco anos nas escolas da rede municipal e identificar quais as funções que estes profissionais desempenham no contexto de uma escola. Para traçar o comparativo, foi utilizado o levantamento de dados disponibilizados pela Rede municipal de Ensino de Santa Maria, bem como os dados apresentados por Silva (2015). Para identificar as funções que os profissionais de apoio/monitores executam, foram trabalhados com os documentos legais e normativos acerca deste profissional e utilizei um instrumento de investigação com cinco profissionais de apoio/monitores de uma determinada escola. A investigação vincula- se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória descritiva e foi utilizada como instrumento para a produção de dados a entrevista semiestruturada. Esta foi realizada com cinco profissionais de apoio/monitores de uma escola da rede municipal a fim de poder olhar para as atuações dos profissionais dentro de um mesmo espaço escolar com os sujeitos em situação de inclusão, como também identificar quais compreensões eles possuem a respeito das atribuições delegadas ao profissional de apoio/monitor. Com este estudo, verificou- se o aumento do número de profissionais de apoio/monitores nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria bem como o papel que estes profissionais desempenham no contexto escolar vai de encontro do que consta nos documentos legais e normativos, nos quais são delegadas as funções exclusivamente de apoio a higiene, alimentação e locomoção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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