A experiência pedagógica com/entre/para os bebês e a constituição da docência: narrativas de professoras da rede municipal de Santa Maria
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Data
2022-02-17Primeiro membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Segundo membro da banca
Pereira, Rachel Freitas
Terceiro membro da banca
Correa, Aruna Noal
Quarto membro da banca
Gallina, Simone Freitas da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apresenta como temática de pesquisa a prática pedagógica no berçário e a experiência docente constituída nesses espaços. O objetivo geral é compreender, através das narrativas produzidas pelas professoras, como é construída a experiência pedagógica em contextos de berçários de algumas escolas públicas de Santa Maria-RS. Realizou-se uma pesquisa qualitativa assentada na abordagem narrativa, proposição metodológica desenvolvida a partir dos estudos de Connelly e Clandinin (1995), Dewey (2011) e Larrosa (2002). A análise Textual Discursiva baseou-se em estudos de Moraes e Galiazzi (2006; 2007) e Moraes (2003). A produção de dados aconteceu, devido à excepcionalidade na pandemia da Covid-19, totalmente de forma on-line através de questionários enviados para as professoras que atuam em turmas de berçário da rede municipal de Santa Maria/RS e entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras. Esse processo, fundamentado teoricamente pelas produções de Tristão (2004), Martins Filho (2013, 2015), Martins Filho e Delgado (2016), Rinaldi (2013), Barbosa (2010), Larrosa (2002), entre outras que debatem sobre a prática pedagógica e a experiência docente no berçário, que se alicerçam em três dimensões de análise: as múltiplas formas de silêncio – pelo excesso - que nos dizem sobre o momento; práticas pedagógicas, tempos e espaços na Educação Infantil; a constituição da docência e a experiência pedagógica no berçário. Essas dimensões nos permitiram inferir, ao término da escrita da tese, que: a experiência pedagógica com os bebês se constitui como um processo de aprendizagem contínuo, que requer formação, sensibilidade, olhar atento, escuta, atenção à corporeidade que envolve questões éticas, políticas e estéticas. Pode-se perceber que durante a pandemia a prática com os bebês foi alicerçada no acolhimento as famílias e que não há possibilidade de se pensar as práticas com bebês sem os bebês, ou seja, podemos estudar, aprimorar o conhecimento sobre, porém colocá-la em prática sem os bebês, ela se torna vazia. Ainda que contassem com o apoio das famílias que foi fundamental para o momento de pandemia e que; no contexto pedagógico com os bebês o olhar e escuta sensível das professoras é essencial para que possam organizar as práticas, pois a experiência docente no berçário possibilitou que as professoras fossem se constituindo, a partir de vivências e estudos teóricos, a partir da experiência docente no cotidiano e que o trabalho no berçário, se constitui no dia a dia, de forma desafiadora e complexa, tendo como princípio a ética do respeito às individualidades e particularidades dos bebês.
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