dc.contributor.advisor | Brondani, Gilberto | |
dc.creator | Lermen, Roberto | |
dc.date.accessioned | 2017-01-03T12:03:41Z | |
dc.date.available | 2017-01-03T12:03:41Z | |
dc.date.issued | 2005-07 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2467 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Especialização em Controladoria, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | In a environment where the changes are continuous, the survival of companies returned
complex and hardly. The success of the companies is related with a competitive strategy, wich
depends of the viability of implementation, and the way that a companie manage the
enterprise resourcing planning system. However, a good strategy is not enough to achieve a
success position in the market, its necessary the knowledge how execute the strategy using the
tools that provide the indicators to measure the accomplishment of the companie. This article
introduce an approach about the strategic process, starting with a short historic about the
strategy evolution, go by planning strategy and competitive strategy, where finally bring the
Balanced Scorecard, a tool that manages the companie by strategic indicators, it translate the
vision and the objectives of the companie in a several of financial indicators and non financial
indicators, well founded over four distinct perspective, they are: financial perspective, client
perspective, inside process perspective and learning and development perspective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Balance Scorecard | por |
dc.subject | Estratégia competitiva | por |
dc.subject | Indicadores financeiros | por |
dc.subject | Indicadores não financeiros | por |
dc.title | Gestão estratégica e uso do Balanced Scorecard | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Controladoria | por |
dc.description.resumo | Em um ambiente onde o processo de mudança é contínuo, a sobrevivência das empresas
tornou-se uma tarefa complexa e difícil. A continuidade dos negócios está associada à
implementação de uma estratégia competitiva, que depende fundamentalmente da viabilidade
de sua implementação, e da forma como a organização desenvolve seus sistemas de
informações gerenciais. Porém utilizar-se de estratégias bem fundamentadas, não basta para
obter sucesso, é necessário saber executá-las e usar de ferramentas que forneçam meios para
medir o seu desempenho. Este artigo faz uma abordagem sobre o processo estratégico,
iniciando com um breve histórico da questão estratégica, passando para conceitos de
planejamento estratégico e estratégia competitiva, onde finalmente traz o Balanced Scorecard
como meio de gestão por indicadores estratégicos, uma ferramenta que traduz a visão da
empresa e seus objetivos em uma série de indicadores financeiros e não-financeiros,
alicerçados sobre quatro perspectivas distintas que são: a perspectiva financeira, a perspectiva
do cliente, a perspectiva de processos internos e a perspectiva de aprendizado e crescimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |