dc.contributor.advisor | Santos Neto, Luiz Antônio dos | |
dc.creator | Loureiro, Marta Helena Michelotti | |
dc.date.accessioned | 2017-01-11T14:11:51Z | |
dc.date.available | 2017-01-11T14:11:51Z | |
dc.date.issued | 2009-09-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2489 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In this article we discuss the environmental education in the early years of Elementary School, and
we reflect about the main means to optimize the teaching-learning process, using new
technologies integrated to the ecological education. We showed a contextualization on the
education environmental field and the complexity dimensions that the teachers face in their search.
We always show the education as a process of articulation, appropriation and reconstruction of
knowledge in the formation of citizenship. We recognize the didactic and pedagogical use of
different media in the educational process. We highlight the multidisciplinary work, as the
Ecological Education should be included in all contents. The study follows proposing activities and
educational techniques, helped by the Information and Communication Technologies applied to the
education, proper to the age of the early years. In this literature review we concluded that it is
necessary to gather additional educational resources, by means of the Information Technology and
Communication (ITC), to arouse bigger interest and critical consciousness from students aiming
with that a new relationship between mankind and the environment and thus the society
transformation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title | Contribuição das tecnologias da informação e da comunicação na educação ambiental dos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Contribution of the information and communication technologies in the ecological education of elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste artigo, será discutida a Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem
como se refletirá sobre os principais meios para otimizar o processo ensino-aprendizagem,
utilizando-se das novas tecnologias integradas à Educação Ecológica. Apresenta-se uma
contextualização no campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas
nas buscas do educador. Enfoca-se a educação como processo de articulação, apropriação e
reconstrução do conhecimento, na formação da cidadania, sempre se reconhecendo o potencial
didático-pedagógico da utilização de diferentes mídias no processo educativo. Destaca-se o
trabalho multidisciplinar, já que a Educação Ecológica deve estar inserida em todos os conteúdos.
O estudo apresenta propostas e sugestões de atividades e técnicas educativas, com auxílio das
Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação (TIC), apropriadas à faixa
etária dos anos iniciais. Nesta revisão bibliográfica concluiu-se que há a necessidade de se
buscarem mais recursos didáticos através das Tecnologias da Informação e da Comunicação –
TIC, para despertar maior interesse e a consciência crítica dos alunos, visando a uma nova
relação do homem com seu meio ambiente e o comprometimento com a transformação da
sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |