Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGlufke, Ronaldo Martins
dc.creatorLouzada, Lecir Medianeira
dc.date.accessioned2017-01-11T14:18:28Z
dc.date.available2017-01-11T14:18:28Z
dc.date.issued2009-10-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2490
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis article is now studying the blog feature in classroom activities which caused situations backed in teaching-learning process. The blogs enriches the knowledge, brings about the building collaborative knowledge and values the social interaction, through the publication of the students works made by them and his colleagues, in virtual environment. This work develops a qualitative research, in the case study kind, investigating five blogs created and maintained by teachers and students of Basic Education in a public school of Santa Maria, RS. The collected dices were analyzed by the content analysis method. The conclusions suggest which the investigated blogs explore the creativity, the interactivity and the collaborative learning, essential for creation and development of productive and significant work with computer science resources in education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.titleBlog na sala de aula: ampliando horizontespor
dc.title.alternativeBlog in the classroom: expanding horizonseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo estuda o recurso digital blog aplicado nas atividades de sala de aula. O referido recurso pode oportunizar situações motivadoras do processo ensino-aprendizagem, enriquecer o conhecimento, promover a construção do saber colaborativo e a interação social, bem como valorizar os alunos, através da publicação dos trabalhados realizados por eles e seus colegas, no ambiente virtual. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, sendo investigados blogs produzidos e mantidos por professores e alunos de Educação Básica de uma escola pública de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. As conclusões obtidas apontam que os blogs investigados exploram a criatividade, a interatividade e a aprendizagem colaborativa, categorizadas como elementos essenciais para a elaboração e sustentação de um trabalho produtivo e significativo com recursos de informática aplicados à educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples