Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA) e sua implicação na gestão do trabalho pedagógico
Resumo
Esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada na Especialização em Gestão Educacional e
Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Grupo de Pesquisa
Práticas e Formação para Docência: Educação Básica e Superior (GPDOC). O estudo tem como
objetivo compreender a repercussão do Programa Municipal de Letramento e Alfabetização
(PROMLA), para a qualificação do trabalho pedagógico no bloco de alfabetização. Como objetivos
específicos delimitou-se compreender os objetivos e os desdobramentos do Programa Municipal de
Letramento e Alfabetização da política Conexão de Saberes do município de Santa Maria; identificar
como os professores compreendem e avaliam o PROMLA instaurado na rede e reconhecer seu
impacto ao trabalho pedagógico no bloco de alfabetização. A metodologia da investigação é
qualitativa do tipo estudo de caso, realizada a partir de análise documental e entrevistas
semiestruturadas com professoras atuantes no bloco de alfabetização. A análise empreendida
centrou-se em três dimensões categoriais: Conexão de Saberes e os desdobramentos no PROMLA;
o programa e seus protagonistas e o impacto do PROMLA na gestão do trabalho pedagógico no
bloco de alfabetização. Na primeira dimensão, destacamos o Conexão de Saberes como uma política
de formação que tem se mobilizado a atender às demandas e os desafios dos professores no
exercício da docência, evidenciando o protagonismo da rede municipal neste âmbito. Destacaram-se
como premissas da política em questão, a formação na perspectiva de desenvolvimento profissional,
o protagonismo dos professores, a consideração da dimensão pessoal e profissional dos professores
e a perspectiva de coletividade e colaboração. No que se refere à dimensão O programa e seus
protagonistas, observamos por parte dos professores o reconhecimento de um programa de
formação de professores em âmbito municipal, contudo evidenciamos um descompasso entre as
necessidades formativas dos docentes e a proposta do programa, nos permitindo identificar o
protagonismo questionável. Constatamos as experiências colaborativas como sentido emergente
acerca do programa pelos docentes. Identificamos que o modo como os professores interpretam as
demandas da sua formação estão respaldadas nas suas trajetórias docentes, gerando necessidades
e motivações singulares acerca das exigências e desafios da profissão. Neste sentido, observamos
tensionamentos entre as mobilizações individuais dos professores e as formações organizadas pelo
programa. No que se refere ao impacto no trabalho pedagógico há uma tímida atribuição às
contribuições do programa, o que pode ser relacionado ao pouco distanciamento temporal da
experiência em curso. Entendemos que a dimensão do tempo vivido sobre a experiência pode
sinalizar novas elaborações sobre a proposta em curso, especialmente, considerando que essa
pesquisa ocorreu no início do ano de 2021, no qual, estava iniciando a reconfiguração da política
diante da pandemia. Dessa maneira, indica-se a necessidade de considerar nas propostas de
formação as trajetórias pessoais e profissionais dos professores, seus contextos sociais, históricos e
culturais e especialmente o modo como processam e (res)significam suas experiências. Isso
pressupõe espaços formativos que fomentem o compartilhamento de experiências, num movimento
colaborativo de pensar e refletir as questões do cotidiano da sala de aula, reconhecendo a
diversidade de cada uma, acolhendo, escutando os docentes, articulando a teoria e a prática,
considerando os saberes dos professores.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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