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dc.contributor.advisorLibrelotto, Giovani Rubert
dc.creatorZancanaro, Eric Tomás
dc.date.accessioned2022-06-21T15:31:03Z
dc.date.available2022-06-21T15:31:03Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24937
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2015.por
dc.description.abstractAiming to promote research on fields such as artificial intelligence and robotics, RoboCup promotes annual robot soccer competitions. These competitions demand work on different knowledge fields, being the development of motor skills as important as the creation of behaviors capable of controlling the robots. Looking to gather experience applicable to controlling physical robots, we utilize computer simulation to create behaviors capable of being followed by a team of simulated players, capable of autonomously participating in a soccer match. Working with the SimsPark simulation platform, we have a three-dimensional environment capable of replicating an approximation of the challenges faced in the real robots competition. The behaviors were implemented by use of a framework made available by the German team MagmaOffenburg, a framework which provides the agents with basic motor skills. Three roles were defined for the creation of the behaviors, each of which adequate to the objectives identified for these roles in a full soccer match. These behaviors create a team capable of fulfilling the basic functions expected in a soccer match.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRoboCuppor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectJavapor
dc.subjectFutebol de robôspor
dc.subjectMagmaOffenburgpor
dc.titleImplementação de estratégias de comportamento para agentes em uma simulação 3D de futebolpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoCom o objetivo de promover as pesquisas nas áreas de inteligência artificial e robótica, a RoboCup promove anualmente competições de futebol de robôs. Estas competições demandam trabalho em diferentes áreas do conhecimento, sendo igualmente importantes o desenvolvimento das capacidades motoras dos robôs participantes e a criação de comportamentos para o controle dos mesmos. Buscando adquirir experiência aplicável ao controle de robôs físicos, utilizamos as capacidades da simulação computacional para criar comportamentos a serem seguidos por um time de jogadores simulados, capazes de participar de forma autônoma de uma partida de futebol. Utilizando a plataforma de simulação SimsPark, trabalhamos com um ambiente de simulação tri-dimensional, capaz de representar uma aproximação dos desafios encontrados na competição de futebol de robôs reais. Os comportamentos foram implementados utilizando-se de um framework disponibilizado pela equipe alemã MagmaOffenburg, o qual provê funcionalidades motoras básicas para os agentes. Para a criação dos comportamentos foram definidos três papéis existentes em um time de futebol, cada qual possui um comportamento adequado ao objetivo identificado para cada um destes papéis em uma partida completa. Estes comportamentos criam um time capaz de desempenhar as funções básicas esperadas em uma partida de futebol.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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