Eventos, como fazer acontecer? 10 estratégias de Relações Públicas para inovar no planejamento e na organização de eventos no pós-pandemia
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Data
2022Autor
Rocha, Roberta e Silva Hoffmann da
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O presente Projeto de Pesquisa Experimental busca diagnosticar o contexto atual do setor de eventos, ao problematizar como a experiência aplicada por relações-públicas pode contribuir para o setor no pós-pandemia. Para responder tal problemática, objetivou-se investigar as contribuições que tal experiência aplicada tem, especialmente, para o repensar e o reorganizar dos eventos, ao passo de diagnosticar o cenário atual do setor sob as lentes das Relações Públicas; identificar não apenas os principais movimentos no segmento durante a pandemia de covid-19, como também as perspectivas para o cenário pós-pandêmico; e, então, por fim, produzir, com base no diagnóstico, um produto estratégico e didático de comunicação, orientado para qualificar o planejamento e a organização de eventos. Por sua natureza ser aplicada, as ações teórico-práticas que guiaram o presente projeto adotaram o método exploratório, com abordagem qualitativa, combinados com técnicas e ferramentas comuns ao Design Thinking. Sua execução contou com duas imersões junto ao objeto de estudo, sendo a primeira uma imersão preliminar (análise situacional do setor em sua totalidade, por meio de uma revisão bibliográfica), e a segunda uma imersão em profundidade (análise situacional a partir da percepção dos públicos relacionados, direta e indiretamente, com o setor, a partir de uma auditoria de opinião realizada online). Por conseguinte, conduziu-se uma análise e uma síntese dos dados e das informações coletadas. Ambas as etapas permitiram diagnosticar o setor, que, segundo os sujeitos auditados, mas tensionados com a literatura especializada, estimam a volta da presencialidade aos eventos, mas também a consolidação das atividades online, com uma possível hibridização do setor. Contudo percebe-se que os profissionais ainda não possuem diretrizes estratégicas para tornar os eventos, tanto os online quanto os híbridos, produtos eficazes e estratégicos de comunicação e relacionamento organizacional. Munidos com tais dados e informações, elaborou-se um e-book para qualificar a gestão de eventos, indiferente de sua classificação ou tipologia. Nomeada “Eventos, como fazer acontecer? 10 estratégias de Relações Públicas para inovar no planejamento e na organização de eventos no pós-pandemia”, o material é o produto experimental de comunicação fruto do presente projeto, disponibilizada para acesso público e gratuito de toda a comunidade.
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