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dc.contributor.advisorPozobon, Rejane de Oliveira
dc.creatorRodrigues, Luisa Farias
dc.date.accessioned2022-06-21T16:45:20Z
dc.date.available2022-06-21T16:45:20Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24946
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the argumentative strategies used by candidates Arthur do Val (PATRIOTA), Guilherme Boulos (PSOL) and Jilmar Tatto (PT) through videos published on their official profiles on TikTok app during the municipal elections of the city of São Paulo - SP in 2020. For this, we used the argumentative analysis protocol proposed by the Group of Studies and Research in Communication and Politics UFSM/CNPq, coordinated by Professor Dr. in Communication Rejane de Oliveira Pozobon and elaborated from the concepts developed by Ruth Amossy (2011; 2016) and Patrick Charaudeau (2011; 2015a; 2015b). This work also covers the Brazilian electoral campaigns from a historical perspective, its evolution and its specificities in the municipality of São Paulo - SP. The video application TikTok is presented, as well as its resources, users and its use for political purposes. After the analysis, it was concluded that the candidates most frequently used the arguments of dramatization, ethos and disqualification in order to obtain the adhesion of their voters. Finally, it was found that the videos that dealt with political issues through humor obtained greater engagement among users, thus signaling new possibilities for research in the field of political communication.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectTikTokpor
dc.subjectAnálise argumentativapor
dc.subjectEleições municipaispor
dc.subjectDiscurso políticopor
dc.subjectArgumentative analysiseng
dc.subjectMunicipal electionseng
dc.subjectPolitical speecheng
dc.titleEleições check: o TikTok como dispositivo de aproximação entre políticos e jovens eleitores na eleição municipal de São Paulo - SP em 2020por
dc.title.alternativeCheck elections: TikTok as a approach device between politicians and young voters in the municipal election of São Paulo - SP in 2020eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as estratégias argumentativas acionadas pelos candidatos Arthur do Val (PATRIOTA), Guilherme Boulos (PSOL) e Jilmar Tatto (PT) através de vídeos publicados em seus perfis oficiais no aplicativo TikTok durante as eleições municipais da cidade de São Paulo - SP em 2020. Para tanto, utilizou-se o protocolo de análise argumentativa proposto pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Política UFSM/CNPq, coordenado pela Professora Dra em Comunicação Rejane de Oliveira Pozobon e elaborado a partir dos conceitos desenvolvidos por Ruth Amossy (2011; 2016) e Patrick Charaudeau (2011; 2015a; 2015b). Este trabalho abarca, também, as campanhas eleitorais brasileiras a partir de uma perspectiva histórica, sua evolução e suas especificidades no município de São Paulo - SP. O aplicativo de vídeos TikTok é apresentado, bem como seus recursos, usuários e sua utilização para fins políticos. Após a análise, concluiu-se que os candidatos acionaram com maior frequência os argumentos de dramatização, ethos e desqualificação com o objetivo de obter a adesão de seus eleitores. Por fim, verificou-se que os vídeos que tratavam temas políticos através do humor obtiveram maior engajamento entre os usuários sinalizando, assim, novas possibilidades de pesquisa no campo da comunicação política.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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