dc.contributor.advisor | Stevens, Leandro | |
dc.creator | Abitante, Renata Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T16:49:58Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T16:49:58Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24949 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Síndrome de Down | por |
dc.subject | Leitura fácil | por |
dc.subject | Narrativa infantil | por |
dc.subject | E-book | por |
dc.title | Representatividade da síndrome de Down na literatura infantil e a metodologia da leitura fácil: o e-book "A Pequena Laila" | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | O presente projeto experimental propôs desenvolver um produto editorial voltado para
crianças com síndrome de Down (SD). O objetivo geral do trabalho é compreender como as crianças com SD poderiam ser contempladas de forma representativa e inclusiva em um livro infantil. Para entender a síndrome de Down a partir de uma base teórica, utilizou-se autores como Déa e Duarte (2009), Brasil (2013) e Holden e Stewart (2002) e Cabreira (2015). Em busca de aprofundar o conhecimento sobre adaptação de narrativas e alternativas acessíveis para livros infantis, foram utilizados os principais autores: Coelho (2000), Munõz (2012), Carletto e Cambiaghi (2007) e Cardoso e Martins e Kaplan (2019). Por fim, para o desenvolvimento do produto optou-se por trabalhar com a metodologia da Leitura Fácil, resultando na concepção do e-book “A Pequena Laila” para avaliação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |