dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Bonini, Jéssica Augusti | |
dc.date.accessioned | 2022-06-24T17:57:12Z | |
dc.date.available | 2022-06-24T17:57:12Z | |
dc.date.issued | 2015-12-04 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25077 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The RoboCup Soccer is one of the leagues of the World Cup Robots. It tests the autonomous
humanoid robots play football. In 2015, the Taura Bots, robotics team of UFSM,
first participated in the competition. Thus arose the possibility of creating a language for programming
the robots behavior. There are several problems involving the planning of behavioral
techniques. Among them is the little knowledge of the syntax of the languages used at the time,
C++ and Python, and how is a football match with official rules. These issues motivated the
creation of a specific domain language that offers to users a high level of abstraction, portability
and a simple and intuitive syntax. For creating a language is necessary to define its syntax
by building a grammar. In the latter determines the set of production rules that will define the
generation conditions of the words of the language. In addition, it is necessary to build a parser
for validation and a translator for translating between the language created and Python. The objective
was to perform all the steps mentioned above, reaching the final result of a language that
would program robots behavior tactics playing soccer. The result was satisfactory, considering
that the TauraLang, language developed in this project, can be used now in simple behaviors
programming and some are already running in the simulator. The language have some issues of
portability, but with updates on the grammar to adapt to this current level of the team and the
adaptations in the simulator and the real robot becomes possible to transfer the code between
the last two. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Robótica | por |
dc.subject | Inteligência artificial | por |
dc.subject | RoboCup | por |
dc.subject | Futebol de robôs | por |
dc.subject | Simulação computacional | por |
dc.subject | Linguagens | por |
dc.subject | Gramática | por |
dc.subject | Compilador | por |
dc.subject | Artificial intelligence | eng |
dc.subject | Robot soccer | eng |
dc.subject | Computer simulation | eng |
dc.subject | Languages | eng |
dc.subject | Grammar | eng |
dc.subject | Compiler | eng |
dc.title | A definição de uma linguagem para a programação do comportamento de robôs dentro do contexto da RoboCup | por |
dc.title.alternative | Proposed language for the inside robot behavioral programming context robocup | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A RoboCup Soccer é uma das ligas da Copa Mundial de Robôs, a RoboCup. Nela testa-se
a capacidade de robôs humanóides autônomos jogarem futebol. No ano de 2015 a Taura Bots,
equipe de futebol de robôs da Universidade Federal de Santa Maria, participou pela primeira
vez da competição. Assim, surgiu a necessidade de criação de uma linguagem para a programação
do comportamento dos robôs. Existem vários problemas que envolvem a programação das
técnicas do comportamento. Entre eles está o pouco conhecimento da sintaxe das linguagens
usadas no momento, C++ e Python, a falta de linguagens de mais alto nível e o pouco entendimento
de como funciona uma partida de futebol com regras oficiais. Esses problemas motivam
a criação de uma linguagem de domínio específico que ofereça aos usuários um alto nível de
abstração, portabilidade e uma sintaxe simples e intuitiva. Para a criação de uma linguagem é
necessária a definição de sua sintaxe através da construção de uma gramática. Nessa última,
determina-se o conjunto de regras de produção que irão definir as condições de geração das
palavras da linguagem. Para criação e validação da gramática é necessária a construção de um
parser. Além disso, é preciso construir um tradutor para a tradução entre a linguagem criada
e Python. O objetivo do trabalho foi realizar todos os passos citados anteriormente, chegando
ao resultado final de uma linguagem que programasse as táticas do comportamento de robôs
que jogam futebol. O resultado alcançado foi satisfatório, levando em conta que a TauraLang,
linguagem construída neste trabalho, já pode ser usada na programação de comportamentos
simples e alguns já rodam no simulador. A linguagem ainda apresenta problemas na questão
de portabilidade, pois tanto o robô real quanto o simulador não identificam alguns conceitos
já expressos na gramática criada. Acredita-se que com atualizações na sintaxe para adaptação
ao presente nível da equipe e com adaptações no simulador e no robô real a transferência do
código entre os dois últimos torne-se possível. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |