Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Luciana Monteiro do
dc.creatorLisboa, Paula da Silva
dc.date.accessioned2017-01-13T12:54:21Z
dc.date.available2017-01-13T12:54:21Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractFaced with a current context marked by the need to break with prejudiced and exclusionary practices appear the inclusive school, whose primordial focus is to respect the differences. It derive from the philosophy proposed by the school’s model has been a revolution in ways of thinking and acting of their own society. Accordingly, there is the great importance of education and its educators, since it is they who, before their philosophies, they will form opinions, and then his views, determinants of effective proposition. The focus of this study’s based on the arguments above. It is the basis of the realization of the bibliography research and field research has the objective to investigate the opinion of educators about the disability, people with disabilities and about inclusion, bearing in mind the expose teacher knowledge needed for inclusion to truly happen. Thus, there is the importance of this study in that it presents achievements in relation to the concepts and practices of educators diagnosing possible ways for effective inclusion in schools, and then contributing to its implementation in the society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.titleA representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteçapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Lagamar, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoDiante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia proposta por esse modelo de escola, tem-se uma revolução nas formas de pensar e de agir da própria sociedade. Nesse sentido, tem-se a grande relevância da educação e de seus educadores, já que são eles que, diante de suas filosofias, irão formar opiniões, sendo então, suas concepções, determinantes para proposição de ações efetivas. Com base no exposto tem-se o foco desse trabalho. Alicerçado na realização da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, tem-se o objetivo de investigar as representações dos educadores sobre deficiência e as pessoas com deficiência bem com sobre Inclusão, tendo em mente a exposição dos saberes docentes necessários para que a prática pedagógica inclusiva verdadeiramente aconteça. Dessa maneira, tem-se a importância do trabalho, já que vem apresentar conquistas em relação às concepções e práticas dos educadores, diagnosticando possíveis caminhos para efetivação da Inclusão nas instituições escolares, contribuindo então, para sua implementação na própria sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples