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dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorLima, Juliana Corrêa de
dc.date.accessioned2017-01-13T13:33:33Z
dc.date.available2017-01-13T13:33:33Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2525
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLibras (Língua Brasileira de Sinais)por
dc.subjectCultura surdapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surdapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho visa verificar a importância da Língua de Sinais na vida de um sujeito surdo pertencente à comunidade surda. Para isso pretende-se analisar os fatores sociais, educacionais e familiares que influenciaram na aquisição dessa Língua. A sociedade passa por diversidades que influenciam nas relações sociais e comportamentais dos seres humanos, por isso esta pesquisa se faz necessário por contemplar novas formas de relações humanas entendendo as culturas, a linguagem e as diferenças que existem entre os homens. O embasamento teórico dessa pesquisa aborda questões como a cultura, a educação, a linguagem e a identidade dos surdos. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva/qualitativa, do tipo história de vida. Para a construção da pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com um jovem de 25 anos. Utilizou-se essa metodologia com intuito de compreender os fatores sociais, educacionais e familiares que influenciaram na aquisição da Língua de Sinais da pessoa surda pesquisada. Os resultados apontam que a Língua de Sinais é muito importante para o desenvolvimento pleno do sujeito surdo e que o acesso a LIBRAS desde cedo é primordial na construção da identidade da pessoa surda nos aspectos lingüístico, cognitivo e social, além de garantir ao surdo seu direito a uma língua de fato.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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