Aumento do realismo na dramatização de storytelling com a criação de personagens que demonstrem emoções através de expressões faciais
Resumo
A Computação Gráfica é aplicada em diversas áreas. Uma subarea é a
Computação Gráfica em Tempo Real, empregada em aplicações de entretenimento,
como jogos de computador e a exibição automática de narrativas, denominada
Storytelling. Atualmente, o realismo é bastante explorado nessas aplicações, onde
faz-se uso de técnicas de representação de personagens que se assemelham cada
vez mais a criaturas do mundo real, seja através de sua aparência física ou de seu
comportamento. O trabalho descrito aqui faz parte de um projeto que tem como
objetivo a visualização gráfica tridimensional de histórias sendo representadas com
o desenvolvimento de uma câmera virtual “inteligente” capaz de desempenhar o
papel de um diretor que, como em um filme, define diversos parâmetros para
ressaltar, da melhor forma possível, os principais fatos que estão acontecendo. Com
o intuito de contribuir com o realismo destas aplicações, este presente trabalho
propõe uma técnica que enriqueça o conteúdo emotivo das cenas, oferecendo
personagens capazes de representar seus sentimentos através de suas expressões
faciais, de forma que seu comportamento se assemelhe bastante ao de criaturas do
mundo real. Para isso, é descrita uma forma de representação da face do
personagem, bem como a abordagem utilizada para animação da mesma, de forma
que diferentes emoções possam ser representadas de acordo com a ação que está
sendo realizada pelo personagem ou segundo o enredo da história. Assim, esperase
aumentar o realismo da história a ser contada, tornando-a mais interessante e
convincente aos olhos do espectador.
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