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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorLima, Rosangela Chaves de
dc.date.accessioned2017-01-16T14:41:26Z
dc.date.available2017-01-16T14:41:26Z
dc.date.issued2005-08-24
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2544
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe objective of this monograph is to verify which the teacher's of Infantile Education profile demanded by the Administration of a public school, in Saint Maria-RS, and to check the managers' interference in the teaching-learning process in the Infantile Education. This study has as methodological practice the sociological research, of qualitative stamp, of the type case study. Firstly, a revision of theoretical approaches is accomplished on the Infantile Education teacher and on the Democratic Administration. In a second moment, it is analyzed the Pedagogic Political Project of the researched school and the application of the instrument of collection of data, the semi-structured interview. Starting from this last one, relevant subjects are highlighted concerning the infantile educator's professional profile; the competences and necessary abilities so that he/she exercises his/her function appropriately; the difficulties found in the pedagogic practice of the daily classroom; how the Democratic Administration is processed, according to the principles of School autonomy, aiming a Democratic School. We noticed, so much starting from the theoretical referential as of the collected data, that it is necessary the acquisition of abilities and capacities of reflexive action about the world (the values, what we are...), so that the Infantile Education teacher favors the growth and/or the child's integral development, found in the mutual respect, in the justice, in the solidarity and in the affectivity. It is also fundamental his/her compromising with the educational process, so that the Democratic Administration is not one more objective to be reached, but a reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducador infantilpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA identidade do educador infantil em uma gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe infantile educator's identity in a democratic administrationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo constatar qual o perfil do professor de Educação Infantil exigido pela Gestão de uma escola pública, de Santa Maria-RS, e verificar a interferência dos gestores no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Este estudo tem como prática metodológica a pesquisa sociológica, de cunho qualitativa, do tipo estudo de caso. Primeiramente, é realizada uma revisão de abordagens teóricas sobre o professor de Educação Infantil e sobre a Gestão Democrática. Num segundo momento, analisa-se o Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada e a aplicação do instrumento de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada. A partir dessa última, destacam-se questões relevantes acerca do perfil profissional do educador infantil; das competências e habilidades necessária para que exerça adequadamente sua função; das dificuldades encontradas no fazer pedagógico do cotidiano da sala de aula; de como se processa a Gestão Democrática, segundo os princípios de autonomia Escolar, visando uma Escola Democrática. Percebemos, tanto a partir do referencial teórico como dos dados coletados, que se faz necessária a aquisição de habilidades e capacidades de ação reflexiva sobre o mundo (os valores, o que somos...), para que o professor de Educação Infantil favoreça o crescimento e/ou o desenvolvimento integral da criança, alicerçado no respeito mútuo, na justiça, na solidariedade e na afetividade. É, também, fundamental o seu comprometimento com o processo educativo, para que a Gestão Democrática não seja mais um objetivo a ser alcançado, e sim uma realidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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