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dc.contributor.advisorZen, Eliana
dc.creatorLeite, Elisabete dos Santos
dc.date.accessioned2017-01-17T13:27:21Z
dc.date.available2017-01-17T13:27:21Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2568
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aims to briefly analyze some aspects concerning the existing gap in the educational system in preparing students to consume so that a new view is adopted in contexts which involve consumers‟ rights and duties. In this sense, it has been developed an approach on education based on a communicative perspective, highlighting the didactic possibilities of the use of Internet in schools in order to prepare students to exercise citizenship in an ethical and responsible way. We analyzed the implementation of the interdisciplinary project at the public school Gal. Edson Figueiredo (Santa Maria, RS, Brazil) carried out with Portuguese, geography and physical education teachers. In order to accomplish these objectives, we have used the dialectic approach through searches on Internet, discussions in small and big groups, textual production for panel presentation, and posts on Internet on the theme, on legislation and other sources to stimulate and arouse students‟/citizens‟ interest for citizenship. We have seen that this project has complemented and supported the objectives of Projeto Educação Fiscal and ethical principles to citizenship, and it has broaden the view of students on situations concerning consumers‟ basic rights, according to the perspective of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectConsumidorpor
dc.titleEducação & cidadania: a internet como ferramenta didática para um novo olhar das relações de consumopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar brevemente os aspectos atinentes à lacuna no sistema educacional na preparação dos estudantes para o consumo, a fim de que seja alcançado um novo olhar para as situações que envolvem direitos e deveres do consumidor. Nesse raciocínio, fez-se uma abordagem sobre a educação pautada numa perspectiva comunicativa, evidenciando-se as possibilidades didáticas do uso da internet no âmbito escolar, a fim de preparar os alunos para exercerem de forma ética e responsável a cidadania. Analisou-se a implementação do projeto na Escola Estadual Gal. Edson Figueiredo (Santa Maria – RS), realizado de forma interdisciplinar, com a professora de português, geografia e educação física. A fim de atingir tais objetivos, utilizou-se o método de abordagem dialético, onde foram realizadas pesquisas na Internet, discussões em pequenos e grandes grupos, produção textual, para futura exposição em painéis e postagem na internet sobre a temática, legislação e outras fontes, com o fim de motivar e despertar cada vez mais o interesse do aluno/cidadão para o conteúdo relativo à cidadania. Verifica-se que esse projeto, ao ser aplicado, veio complementar e auxiliar os objetivos do Projeto Educação Fiscal e princípios éticos para cidadania, ampliando a visão do aluno sobre situações relativas aos Direitos básicos do Consumidor, conforme a filosofia da Escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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