Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Antonio Peixoto
dc.date.accessioned2022-08-01T12:26:28Z
dc.date.available2022-08-01T12:26:28Z
dc.date.issued2021-06-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25696
dc.description.abstractThe dissertation proposes to analyze the spread of disinformation by the Jair Bolsonaro government about the Covid-19 pandemic in Brazil. O recorte analisa o discurso político de postagens difundidas pelo presidente da república, integrantes e aliados do governo, durante o início da pandemia, de janeiro a março de 2020, até o acontecimento #bolsonaroday, no Twitter, no primeiro de abril – dia da mentira. While the World Health Organization recommended social isolation and prevention measures, the Jair Bolsonaro government tried to minimize the importance of the pandemic and the risks of the disease with misinformation, a characteristic of post- truth, as pointed out by Wicholwski (2017). The circulation of these contents took place in the context of the eye of a hurricane called “infodemia”, characterized by the uncontrolled spread and large proportions of uninformative contents associated with the pandemic and its consequences. This strategy adds to a history of aggressive, polarized and fake news propagator discourse adopted by the political figure of Jair Bolsonaro, who served as federal deputy for nearly three decades before becoming head of state. This climate of polarization and clashes is reaffirmed during the presidential election campaign and the government itself, characterized by the constant practice of polemical statements, dissemination of lies and controversial actions that mobilize sociopolitical crises. The research cutout involves the selection of posts made on social networks and traditional media by the political actors involved, characterized as uninformative content based on fact-checking mechanisms from the agencies Comprova, Fato or Fake and Lupa, as well as fact- checking own. We selected among the contents checked, those that are directly related to the Covid-19 context and organized them in a timeline. Next, we analyzed the typology of fake news based on the categories of Wardle (2017) where we found the presence of misleading, false and out-of-context content, among other types. We elaborated a categorization of the themes present in the content, according to Bardin (1977) and we also verified the recurrence of misinformation with an emphasis on a tone modulation between denial and the normalization of the crisis throughout the period. Through the analysis, it is also observed that the Bolsonaro government adopts the clash through misinformation as a discursive strategy characterized by the polarization of “opponents” in line with recommendations from health agencies and discrediting the press.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPós-verdadepor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectInfodemiapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectJair Bolsonaropor
dc.subjectPost-trutheng
dc.subjectDisinformationeng
dc.subjectFake newseng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleNo olho do furacão: a circulação das fake news do governo Jair Bolsonaro nas plataformas durante a pandemia da covid-19por
dc.title.alternativeIn the eye of the hurricane: the circulation of government Jair Bolsonaro's fake news on plataforms during the covid-19 pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação propõe analisar a propagação de desinformação pelo governo Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil. O recorte analisa o discurso político de postagens difundidas pelo presidente da república, integrantes e aliados do governo, durante o início da pandemia, de janeiro a março de 2020, até o acontecimento #bolsonaroday, no Twitter, no primeiro de abril – dia da mentira. Enquanto a Organização Mundial de Saúde recomendava o isolamento social e medidas de prevenção, o governo de Jair Bolsonaro tentava minimizar a importância da pandemia e os riscos da doença com desinformação, uma característica da pós- verdade, como aponta Wicholwski (2017). A circulação destes conteúdos se deu no contexto do olho de um furacão denominado “infodemia”, caracterizada pela propagação descontrolada e em grandes proporções de conteúdos desinformativos associados à pandemia e de suas consequências. Esta estratégia agrega-se a um histórico de discurso agressivo, polarizado e propagador de fake news adotado pela figura política de Jair Bolsonaro, que atuou como deputado federal durante quase três décadas antes de se tornar chefe de estado. Este clima de polarização e embates se reafirma durante a campanha das eleições presidenciais e o próprio governo, caracterizado pela constante prática de declarações polêmicas, disseminação de mentiras e ações controversas que mobilizam crises sociopolíticas. O recorte da pesquisa envolve a seleção de postagens realizadas nas redes sociais e na mídia tradicional pelos atores políticos envolvidos, caracterizadas quanto ao conteúdo desinformativo a partir de mecanismos de fact-checking das agências Comprova, Fato ou Fake e Lupa e também de fact-checking próprio. Selecionamos dentre os conteúdos checados, aqueles que possuem relação direta com o contexto da Covid-19 e os organizamos em uma linha do tempo. Na sequência, realizamos análise da tipologia das fake news a partir das categorias de Wardle (2017) onde constatamos a presença de conteúdo enganoso, falso e fora de contexto, entre outros tipos. Elaboramos uma categorização dos temas presentes no conteúdo, segundo Bardin (1977) e verificamos também a recorrência da desinformação com ênfase para uma modulação de tom entre o negacionismo e a normalização da crise ao longo do período. Através da análise, também se observa que o governo Bolsonaro adota o embate por meio da desinformação como estratégia discursiva caracterizada pela polarização aos “opositores” alinhados com recomendações de órgãos de saúde e descredibilização da imprensa.por
dc.contributor.advisor1Dalmolin, Aline Roes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869463407801702por
dc.contributor.referee1Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.referee2Recuero, Raquel da Cunha
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2224971469095789por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International