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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorFerraz, Ana Paula dos Santos
dc.date.accessioned2014-05-27T14:45:49Z
dc.date.available2014-05-27T14:45:49Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/256
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe evaluation of learning of the students with special needs (SN) included in the school of the regular teaching net. The guiding problematic of the research was as the evaluating practices and the conception of managing present in the Pedagogical Projects and managing practices of two public schools of a city of central region of Rio Grande do Sul State contribute to the success or not of students with special educational needs. The general aim was to understand the connetions between the Pedagogical Projects (PPs) and the managing practices of the two instituitions researched about the principles of the school managing and the evaluation of students’ learning with SN (Special Needs), as well as the influences of these connections in the process of students with SN. For this reason, we used as methodological strategy a study case, with qualitative approach. The documental analysis and a questionary were used as instruments of data collecting. Three representants of the management team of each researched institution participated in the study. The research data were analyzed according to the technique of analysis of content. The theoretical subsidies of the research are supported in authors who discuss about school management, such as Libâneo (2005) and Lück (2013), of evaluation of learning as Luckesi (1995), Hoffman (2003), as well as in those who articulate the school management with the evaluation and the school inclusion as Carvalho (2011). The results showed that the concept of school management is still insufficiently known by the managements of both institutions, but that they are on way to become democratic. They also point out that the evaluation of students ‘learning with SN in two institutions is carried out with the principle that it`s an instrument of diagnostic that focus the qualitative aspects over the quantitative ones, following the democratic and emancipatory principles. It`s considered, therefore, necessary to strengthen the school management departing from the knowledge about it, with decentralized practices and decisions shared having the knowledge about the meaning of evaluation so that an effective inclusion is proportioned to the learners, or better, permanent access and significative learning. Key-words: Democratic School Management. Evaluation of Learning. Inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleA gestão escolar e a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades especiaispor
dc.title.alternativeThe school management and the avaluation of learning of students with special needseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como tema central as relações entre a gestão escolar e a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades especiais (NE) incluídos nas escolas da rede regular de ensino. A problemática norteadora da pesquisa foi como as práticas avaliativas e concepção de gestão presentes nos Projetos Pedagógicos e práticas gestoras de duas Escolas públicas de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul contribuem para o sucesso ou não do processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo geral foi compreender as relações entre os Projetos Pedagógicos (PPs) e as práticas gestoras das duas instituições pesquisadas acerca dos princípios da gestão escolar e a avaliação da aprendizagem de alunos com NE, bem como as influências dessas relações no processo de inclusão de alunos com NE. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A análise documental e o questionário foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Participaram do estudo três representantes da equipe gestora de cada instituição pesquisada. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os subsídios teóricos da pesquisa apóiam-se em autores que discutem acerca da gestão escolar, como Libâneo (2005) e Lück (2013), da avaliação da aprendizagem, como Luckesi (1995), Hoffman (2003), como também naqueles que articulam a gestão escolar com a avaliação e a inclusão escolar, como Carvalho (2011). Assim, os resultados demonstram que o conceito de gestão escolar ainda é pouco conhecido pelas gestoras de ambas as instituições, mas que essas estão no caminho para se tornarem democráticas. Apontam, também, que a avaliação da aprendizagem de alunos com NE nas duas instituições é realizada com o princípio de que é um instrumento de diagnóstico que enfoca os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, seguindo princípios democráticos e emancipatórios. Considera-se, portanto, necessário fortalecer a gestão escolar a partir do conhecimento sobre essa, com práticas descentralizadas e decisões compartilhadas possuindo conhecimento sobre o significado da avaliação para que seja proporcionando aos educandos efetiva inclusão, ou seja, acesso, permanência e aprendizagem significativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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