Identidades transviadas midiáticas em videoclipes e suas apropriações por pessoas trans
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Data
2021-11-30Primeiro coorientador
Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Primeiro membro da banca
Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
Segundo membro da banca
Silva, Fernanda Nascimento da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Estamos testemunhando atualmente uma relativa abertura para debate sobre assuntos voltados a comunidade LGBTQIA+, ocorrendo inclusive uma maior representatividade midiática, como em publicidade, filmes, música, novelas. Porém, mesmo com todos esses avanços em relação à visibilidade LGBTQIA+, somos tomados também por uma onda de conservadorismo. A partir disso, acreditamos que seja muito importante neste momento mostrar a importância da representação midiática e das múltiplas histórias LGBTQIA+ que podem ser contadas. Assim, esta pesquisa desdobra-se em dois questionamentos principais que circulam em volta das temáticas de artistas LGBTQIA+ brasileiros na contemporaneidade. O primeiro dando conta das representações postas em circulação por esses artistas e o segundo que trata das relações entre as representações identitárias e suas apropriações. Os artistas escolhidos para análise foram: Pabllo Vittar, uma cantora drag queen que se identifica como homem cis gay, que ganhou muita popularidade no ano de 2017 com sua música K.O; Linn da Quebrada, uma cantora travesti negra que começou a se tornar popular, principalmente entre a comunidade LGBTQIA+, com a música Enviadescer; Liniker, uma cantora trans negra, que se destacou por suas músicas românticas em ritmo de black music. Sendo assim, pretende-se, como objetivo geral, analisar as representações midiáticas no que diz respeito a identidade de gênero e sexualidade em videoclipes de artistas LGBTQIA+ brasileiras e suas apropriações por pessoas trans. Dessa forma, conduziremos a pesquisa de maneira a explorar as seguintes intenções: (1) Identificar a maneira como acontece a representação de pessoas LGBTQIA+ nos videoclipes das artistas selecionadas e perceber as movimentações causadas por suas ações figurais; (2) Analisar a relação entre as representações de LGBTQIA+ presentes nos videoclipes das artistas selecionados e sua apropriação pelas entrevistadas. Com as teorias que serão utilizadas, pretende-se primeiro estabelecer alguns princípios norteadores para a pesquisa sobre identidade e representação através de autores dos Estudos Culturais. Após isso, estabelecemos mais três horizontes teóricos que, junto com os anteriores, serão inspecionados através de suas principais vertentes associadas à teoria queer, principal fonte teórica para a análise. São eles: gênero, sexualidade e questões étnico/raciais. Como estratégia metodológica realizaremos uma análise cultural contextualista, seguindo Douglas Kellner (2001). Desse modo, analisamos a trajetória musical desses artistas, interligando-a com o respectivo campo social. Também serão utilizados os conceitos de representação de acordo com Stuart Hall (2016) para analisar um videoclipe escolhido de cada artista, o qual também servirá como objeto para as entrevistas semiestruturadas. Na segunda etapa da pesquisa, apresentaremos os videoclipes selecionados desses artistas para as entrevistadas, pertencentes à comunidade LGBTQIA+, de forma a compreender como as representações afetam em suas construções sociais. Ao final foi concluído que as artistas LGBTQIA+ e suas representações midiáticas dão visibilidade para as causas da comunidade e, embora tenham suas diferenças identitárias ressaltadas nas entrevistas, agregam as pessoas LGBTQIA+ em torno de questões sociais em comum, como a luta contra a discriminação e a prática da aceitação social.
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