dc.contributor.advisor | Pertile, Solange de Lurdes | |
dc.creator | Lunkes, Angelita Sandri | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T13:14:49Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T13:14:49Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2575 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The work shows a study of online activities and math games in the 5th grade of
elementary school. The purpose was to make math lessons more enjoyable and less
stressful. The use of prioritized activities like learning from the playful and confirms
the hypothesis that online games and activities in a different environment
singularities favor among students of different ages in their diversity of habits,
customs, values, social class, beliefs and ethnic groups expanding their socialization
experiences. From this perspective, games, online activities and provide mediation
of teacher learning spaces and situations that bring together the resources and
capabilities affective, emotional, social and cognitive each student to their prior
knowledge and content on different fields of knowledge of mathematics gently and
without fear. The study was conducted in a class of 5th grade student at the School
Hall Elementary School Teacher Lencina Francisco. In another class of fifth grade
elementary school of the Institute of Estadual Educacação Prof. Osmar Poppe with
distortion that is age and grade students took classes only with contents that are
presented in the traditional manner. At the end of the work, the performance analysis
of two Trumai shows a positive use of diversified activities in mathematics classes
in grade 5. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Atividades on-line | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | Conceitos matemáticos | por |
dc.title | Jogos e atividades on-line no aprendizado da Matemática na 5ª série | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho mostra um estudo de atividades online e jogos de matemática na 5ª série
do ensino fundamental. A finalidade era tornar as aulas de matemáticas mais
agradáveis e menos cansativas. O uso dessas atividades prioriza o gosto de aprender
a partir do lúdico e confirma a hipótese de que os jogos e as atividades on-line em
um ambiente diferente favorecem as singularidades entre os alunos de diferentes
idades em suas diversidades de hábitos, costumes, valores, classe social, crenças e
etnias ampliando suas experiências de socialização. Nessa perspectiva, os jogos,
atividades on-line e a mediação do professor propiciam espaços e situações de
aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais
e cognitivas de cada aluno aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos
referentes aos diferentes campos de conhecimento da matemática de forma
agradável e sem medos. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 5ª série do
Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora
Franscisca Lencina, em São Luiz Gonzaga Em outra turma de 5ª série ensino
fundamental do Instituto Estadual de Educacação Professor Osmar Poppe que está
com distorção de idade e série os alunos tiveram aulas somente com conteúdos
trabalhados de forma tradicional. Ao finalizar o trabalho, a análise de desempenho
das duas trumas mostra de maneira positiva o uso de atividades diversificadas nas
aulas de matemática da 5ª série. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |